As dez novelas mais pedidas

Na semana em que o canal por assinatura Viva completou cinco anos, uma pesquisa do site Notícias da TV repercutiu a data comemorativa em forma de enquete. A pergunta era: quais as dez novelas mais pedidas do público?

Antes de apresentar as preferidas, alguns pontos. Há cinco anos no ar, o Viva mexeu com o saudosismo dos fãs de telenovelas. O canal já reexibiu 21 novelas e 27 minisséries. A maior audiência foi A Viagem (1994). Vale Tudo (1988) foi o primeiro grande sucesso e levou o canal à liderança no Ibope.

Das dez novelas mais pedidas pelo público, sete foram produzidas nos anos 1980. Vamos saber quais são as produções que aparecem na lista e que ainda não foram reprisadas pelo canal.

Em 10° lugar, Hipertensão (1987). Na sequência, em ordem decrescente, Final Feliz (1982), Celebridade (2003), Amor com Amor se Paga (1984), Locomotivas (1977), Pai Herói (1979), Selva de Pedra (1986), Tieta (1989), A Gata Comeu (1985) e a grande campeã, Livre para Voar (1984).

Esta última, escrita por Walter Negrão, conta a história de Pardal (Tony Ramos), um jovem que chega a Poços de Caldas (Minas Gerais) e se apaixona por Cristina (Carla Camurati), uma funcionária da fábrica de cristais da cidade, sem saber que ela, na verdade, é Bebel, dona da empresa, que volta da Europa disfarçada, para investigar a morte de seu pai.

Pardal mora em um vagão de trem na companhia de Gibi (Fernando Almeida), um garotinho que fugiu do orfanato. No decorrer da trama, o público descobre que Pardal era um arquiteto que foi acusado injustamente por um crime. E, para você, qual novela antiga deveria ser reprisada? Me conte por e-mail ou lá no facebook.com/afamaesua.