A TV é dos baixinhos

O futuro incerto de Xuxa – que tem contrato com Globo e negocia com a Record – mostra que o momento da apresentadora não é dos melhores. Por outro lado, os baixinhos dela vão muito bem. Foi divulgado nesta semana um levantamento da audiência da TV em 2014. O resultado foi surpreendente para alguns, pois o canal infantil Discovery Kids permaneceu na liderança entre os disponíveis na TV a cabo. Com uma novidade: superou a audiência da Band pela primeira vez, e assumiu a quarta colocação no ranking dos mais assistidos.

Em primeiro lugar, veio a Globo (13,1 pontos), seguida por Record (3,81 pontos) e SBT (3,20 pontos). O Discovery Kids (1,47 pontos) é canal infantil, que já exibiu Barney e seus amigos, Hi-Fi e Backyardigans, séries que fazem enorme sucesso com público infantil. Cada ponto equivale a 233 mil domicílios no Painel Nacional de Televisão (PNT). Outros canais abertos, como RedeTV! e TV Cultura, também estão atrás de canais pagos, com a 11ª e 15ª colocações respectivamente.

O bom desempenho do SBT tem ligação com a novela Chiquititas, que foi, sem sombra de dúvidas, um dos maiores acertos do canal de Silvio Santos nos últimos anos. A trama conseguiu segurar a audiência do estrondoso sucesso de sua antecessora, Carrossel. No capítulo de hoje, a trama adaptada por Iris Abravanel chega à incrível marca de 400 capítulos, e o melhor, com alta audiência e na vice-liderança isolada em seu horário de exibição.

No canal infantil fechado Gloob, a Globo produz as séries Gaby Estrella, Detetives do Prédio Azul e mais Tem Criança na Cozinha. Neste último, o trio de apresentadores ensina receitas e conta um pouco da história e origem de cada iguaria. Sempre lembrando que um adulto precisa estar perto na hora de cortar alimentos e acender o fogo. Enfim, os baixinhos tomaram conta da casa toda, inclusive da cozinha, apesar de as emissoras da TV aberta estarem indo na direção contrária, se afastando cada vez mais desse público.