Você sabe o que significa ter um estilo de vida saudável?

Estilo de vida saudável é fazer o que te faz feliz e te dá prazer.
Aproveite bem cada minuto da vida e seja feliz em contato com a natureza. Foto: Pixabay

Quando pensamos em emagrecimento, a primeira coisa que procuramos fazer é exercício físico e dieta. Porém esquecemos que muito além do que perder peso devemos buscar um estilo de vida saudável.

Mas você sabe o que é um estilo de vida saudável? Sabe o que é ter saúde?

Estar saudável não compete apenas em não estar doente, compreende aspectos físicos, mentais e sociais. Buscar um estilo de vida saudável vai muito além do que você come ou dos exercícios que você faz. São as suas atitudes diárias que te levam para uma vida saudável. Mesmo com o corpo físico esteticamente bonito, o estresse, a tristeza, a solidão, ou a mágoa não te trarão uma vida plenamente saudável.

Neste final de semana eu refleti observando o mar com os pés na areia. As atividades que são minhas paixões pessoais são o surf, o mergulho e sair para velejar. E assim, de frente para o mar, percebi a razão pela qual tais atividades me atraem tanto. Também notei que nunca busquei o objetivo estético enquanto as executava e sim o prazer que elas me proporcionavam. Percebi também que todas elas me conectam com a natureza, e por isso que me sinto internamente feliz e realizado.

A conexão com a natureza, principalmente quando unida a uma atividade física, traz liberação de alguns neurotransmissores conhecidos como o quarteto da felicidade.

Estes neurotransmissores, sendo a dopamina que é liberada toda vez que você faz algo que gosta, irão aumentar a sensação de prazer com a vida, te fazendo diminuir a procura da sensação de conforto nos alimentos doces ou gordurosos. A serotonina pode aumentar com a exposição ao sol pelo aumento da vitamina D, fazendo diminuir o estresse e a sensação de solidão. A ocitocina aumenta com abraços e relações sociais carinhosas e faz criar laços fortes e melhores interações sociais. As endorfinas que são liberadas pela prática de atividades físicas ajudam a aliviar a dor, a ansiedade e o estresse.

A vida passa em uma velocidade absurda e não paramos para pensar qual o sentido da vida. Talvez você não tenha o emprego dos seus sonhos e nem o tanto de dinheiro quanto deseja, mas o que você está fazendo com o seu tempo livre? Você está em casa assistindo Netflix? Ir dar um passeio no parque, sentir a natureza, acompanhado de um amigo pode te trazer muito mais felicidade do que você imagina. Saia de casa, entre em conexão com a natureza, se desafie a ser mais feliz, procure um sentido na sua vida. Faça a diferença na vida de quem você ama. Não espere emagrecer para ser feliz, uma vida mais feliz e saudável te emagrecerá.

Um abração repleto de ocitocina e até a próxima semana.