Você precisa de competência para emagrecer

Tem que ter habilidade para continuar com os exercícios físicos, mesmo quando está desmotivado. Foto: Pixabay

Todos têm capacidade para emagrecer, mas nem todos têm competência para emagrecer. Podemos nos referir que a competência é formada pelo trio “CHA” (conhecimento, habilidade e atitude). Para você emagrecer você precisa ter conhecimento, é necessário aprender a emagrecer. Enganamos-nos quando achamos que emagrecer é intuitivo, que basta comer menos e fazer exercício, porém não é tão simples assim. É necessário ter conhecimento sobre as maneiras como a sua mente opera, também conhecimento sobre alimentação saudável, que parar de comer é diferente de comer da maneira correta, aprender sobre exercícios que ajudem a emagrecer e que também evitam a termogênese adaptativa (que leva ao efeito sanfona). Será necessário também autoconhecimento para saber lidar com as adversidades que aparecerão no processo de emagrecimento.

Você necessitará de habilidade, o conceito de habilidade está correlacionado à aptidão para cumprir uma tarefa específica. A habilidade se adquire com o tempo, entre erros e acertos, no processo de evolução contínua. Você precisará de habilidade para fazer metas realistas que consiga cumprir e continuar a dieta e o exercício mesmo quando estiver desmotivado. Necessitará de habilidade para fazer uma dieta que se encaixe dentro das suas preferências e da sua rotina e que principalmente te leve a déficit calórico. Você necessitará habilidade para se adaptar ao exercício físico e também procurar gostar de praticá-lo.

E principalmente a atitude será a responsável para colocar o conhecimento em prática e desenvolver a habilidade para incorporar os novos hábitos saudáveis. Atitude para dizer não a determinados alimentos, mesmo os desejando, atitude para iniciar um programa de exercício físico. Atitude para se tornar a pessoa que você tanto deseja.

Não existe quem não emagreça, existe quem desista de emagrecer. Para emagrecer você precisará adquirir as competências necessárias para emagrecer e desenvolve-las e assim adquirir um novo estilo de vida saudável.