Você pode ter uma mentalidade magra

Você já parou para pensar o que te faz desistir no processo de emagrecimento? É o seu corpo ou a sua mente?

É difícil ter que lutar contra a mente quando você e os seus amigos se encontram em um restaurante e todos estão jantando um prato calórico enquanto você pede uma salada. Logo vem aquele pensamento: “eu nunca vou emagrecer”. O mais difícil nesse processo é resistir as tentações e aos desejos. Dessa forma para persistir e seguir uma alimentação ideal é necessário ter uma mente magra.

Este processo de possuir uma mentalidade que te ajude no emagrecimento não ocorre instantaneamente da noite para o dia, sua mente necessitará ser treinada. Um bom começo é procurar introduzir hábitos saudáveis, como uma atividade física, dessa maneira um hábito dará sequência a outro gerando o efeito bola de neve que trará excelentes consequências e grandes transformações.

Em meio a este processo pode acontecer de você deslizar e sair da dieta, mas não se sinta culpado, o que engorda não são as exceções e sim a rotina. No lugar da culpa, faça um trabalho de automonitoramento para reconhecer quais, quando e porque ocorrem estes deslizes, e também quais providências você pode tomar para diminui-los.

Ser magro é ter uma mente magra, então para emagrecer você primeiro deve mudar sua mentalidade e por consequência emagrecerá. Você não deve focar em um determinado peso, por exemplo 65 kg, você deve focar em metas no processo que te levarão até os 65 kg. Concentre-se na rotina, hábitos, treinos, alimentação, quais barreiras te atrapalham, como ultrapassar estas barreiras e quando tudo isto estiver alinhado corretamente o seu peso chegará ao planejado.

Lembre que quando criança fomos educados a comer até o último arroz do prato, seus pais te elogiavam quando você comia tudo, quando estava doente ou em momentos felizes você ganhava doces. Esse é um dos fatores que nos ancora à crenças associando a alimentação ao prazer e a solução rápida de problemas. Estas crenças podem ser transformadas e a sua mente pode se tornar magra através de conhecimento e ação.

Na próxima semana vamos explorar o pilar comunidade, pois integrando mentalidade com influência social adequada emagrecer se tornará mais fácil.

Qualquer dúvida ou sugestão de tema me mande um e-mail, será um prazer responder a todos e trazer temas que sanem as suas dúvidas.

Um abração e até a próxima semana.