Você está perdendo peso ou emagrecendo?

Qual o peso que você gostaria de ter? Muitas pessoas colocam um determinado peso como objetivo final no processo de emagrecimento, acreditando que o número na balança é a melhor maneira de verificar se está emagrecendo. Um método muito comum utilizado como avaliação é o calculo do IMC (índice de massa corporal), esse cálculo utiliza o peso e a altura do indivíduo para verificar o peso ideal, porém tal método é utilizado como um padrão internacional para saber o estado nutricional de uma população ou de um grupo de pessoas. Dessa forma, quando analisado individualmente, esse método encontra muitas limitações por não saber o que compõe o peso, ou seja, esse método não consegue separar o que é massa muscular e gordura.

Para emagrecer você não deve pensar apenas em diminuir o peso na balança. O emagrecimento consiste em diminuir a gordura corporal e nem sempre a balança é confiável para mensurar esse resultado. É comum pessoas que ao emagrecer não alteram o seu peso, mas conseguem uma verdadeira transformação corporal, ganhando massa magra e diminuindo a gordura. Da mesma forma existem pessoas que perdem peso na balança, mas engordam por perder a massa magra e elevar a gordura corporal.

Então já sabemos que para emagrecer você deve pensar na gordura e não no peso. Outra informação interessante é que o volume da gordura é muito maior que o volume dos músculos, isso quer dizer que 1 kg de gordura ocupa um espaço maior que 1 kg de músculo, então se você perder 1 kg de gordura e ganhar 1 kg de massa magra (músculos), seu peso será o mesmo, mas seu volume corporal será bem diferente.

A melhor forma de saber se você realmente está emagrecendo é por uma avaliação física, é ela que, através das medições das dobras cutâneas ou pela bioimpedância, te mostrará sua composição corporal e dirá dentro do seu peso o que é gordura e o que é massa magra. Assim, conforme você conquista o emagrecimento, poderá refazer essas avalições e verificar seu real resultado na eliminação de gordura.

Mas, se você não tem como realizar uma avaliação física, uma forma para você se auto avaliar é utilizar a circunferência abdominal, para isso basta medir com uma fita métrica a volta da barriga em cima da linha da cicatriz umbilical. A redução nos valores da circunferência do abdômen está diretamente ligada à perda de gordura. Estudos indicam que valores acima de 88cm em mulheres e 102cm em homens significam aumento no risco de desenvolver doenças cardiometabólicas, como infarto, hipertensão, diabetes e outras.

Então, se você quer emagrecer saiba que o importante é perder medidas, pois essas representam uma real diminuição na gordura corporal e também aumento na saúde.

Na próxima semana o tema será treinamento em circuito, emagrece ou não? Um abração e até a próxima quarta-feira.