Nós vivemos em uma época de quanto mais melhor, e é comum pessoas acharem que para emagrecer devem treinar o máximo possível, 7x na semana, duas vezes por dia durante 2 horas. Fazendo com que pessoas com muitos afazeres diários acreditarem que não têm tempo para fazer exercício físico e emagrecer.

Para emagrecer e manter o peso perdido você não deve se matar de treinar por longos períodos de tempo, pois esse pensamento de treinar ao máximo até emagrecer propõe inconscientemente que haverá um término após atingir seu objetivo. Isso pode te fazer gerar uma aversão ou barreira com o exercício físico e te levar a recuperar todo o peso. Para emagrecer e manter o peso perdido, primeiro você deve criar o hábito de praticar exercício físico como estilo de vida, que não seja um sacrifício, e sim um momento que você separou para cuidar de você mesmo.

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Para te orientar na quantidade de treino necessária para emagrecer, um estudo publicado em 2017 comparou os resultados de emagrecimento depois de 15 semanas, de 2 grupos de mulheres e homens sedentários com sobrepeso e obesidade, com idade entre 19 e 35 anos. Um grupo treinava 5x semanais com exercício moderado contínuo na bicicleta e o outro grupo fazia HIIT 3x na semana por 20 minutos também na bicicleta. Eles queriam saber se o grupo que treinava mais emagrecia mais também. O grupo que treinava 5x na semana emagreceu 2,6kg e o grupo que treinava 3 vezes na semana emagreceu 3,4kg e com uma maior redução das medidas de circunferência.

A conclusão foi que ambos os treinos trazem resultados de emagrecimento, porém mais importante que a quantidade é a qualidade do treino. O treino de HIIT é mais eficiente que o método convencional, pois gerou 30% mais perda de gordura com 70% menos de tempo gasto. E saiba que 20 minutos de treino 3x na semana é capaz de gerar resultados superiores a 5x na semana por 40 minutos.

Você não tem tempo? Calma, a qualidade do exercício é mais importante que a quantidade, um exercício bem orientado pode se adaptar a sua rotina e te ajudar a gerar os resultados que você deseja.

Quer saber mais entre em contato comigo através do meu e-mail, zanon@zanonpersonal.com.br.

Um abração e até a próxima semana.

Referência:
Umamaheswari, K., Dhanalakshmi, Y., Karthik, S., John, N. A., & Sultana, R. (2017). Effect of Exercise Intensity on Body Composition in Overweight and Obese Individuals. Indian J Physiol Pharmacol, 61(1), 58-64.

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