enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Zanon Macedo

Emagrecer é pra já!

Zanon Macedo

Dicas para emagrecer, dietas e exercícios para ajudar você a perder peso com saúde. Leia no blog “Emagrecer é pra Já” da Tribuna do Paraná

Treinamento em circuito

  • Por Carlos

Na busca pelo emagrecimento, há sempre a dúvida de qual modalidade de atividade física fazer. Já falamos anteriormente sobre HIIT, musculação, exercícios aeróbios tradicionais. Hoje o tema será sobre uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço, o treinamento em circuito.

Esse modo de treino consiste em alternar diferentes exercícios feitos com o peso do corpo ou em aparelhos de musculação, podendo ou não apresentar exercícios aeróbios como corrida, bicicleta entre outros, ou seja, há diferentes maneiras de execução e eles podem ser feito na academia, parque, praia ou em lugares especializados como o Crossfit.

Para averiguar a eficiência dessa metodologia de treinamento a Universidade de Padova, na Itália, publicou em 2013 um estudo que avaliou 58 pessoas acima do peso, divididos em 3 grupos, que treinaram por 3 meses. O primeiro grupo realizava treino de aeróbio contínuo de 30 a 40 minutos e 4 séries de abdominal ao final do treino. O segundo grupo realizava um circuito de baixa intensidade de 8 exercícios e aeróbio. Já o terceiro grupo realizava um circuito de alta intensidade com os mesmos 8 exercícios mais aeróbio.

O resultado do estudo mostrou que o primeiro grupo perdeu em média 1,5 kg de gordura e perdeu também 1,7 kg de massa magra. No segundo grupo, que realizou o circuito de baixa intensidade, os resultados mostraram a redução média de 2,9 kg de gordura e o ganho de 1,1 kg de massa muscular. Enquanto que no terceiro grupo, o que realizou o circuito de alta intensidade, os resultados mostraram a redução de 5,4 kg de gordura e o ganho de 2,3 kg de massa muscular.

Falando de emagrecimento, é evidente que o treinamento em circuito se mostrou muito eficiente para a redução de gordura e a proporção dos seus resultados está diretamente ligada com a intensidade que treinamento é feito.

Segue a dica do dia, se você não gosta de exercícios de alta intensidade saiba que os circuitos de baixa intensidade também trarão resultados. Desse modo, se você é iniciante ou sedentário comece devagar, executando da maneira que te agradar mais, mas saiba que para aumentar a eficiência dos resultados será necessário aumentar a intensidade dos seus treinos.

Um abração para você que treina ou que ainda não começou a treinar.

Referência:
Paoli A et al. Effects of high-intensity circuit training, low-intensity circuit training and endurance training on blood pressure and lipoproteins in middle-aged overweight men. Lipids in Health and Disease, 201312:131

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

1 Comentário em "Treinamento em circuito"


Zanon Macedo
4 meses 1 dia atrás

http://www.emagrecerepraja.com.br
Baixe agora gratuitamente o livro que te ensinará a emagrecer.
“EMAGRECER É PRÁ JÁ!” é um e-book que trará a você uma nova visão sobre o que é importante para emagrecer.
Para atingir o emagrecimento saudável e sustentável conheça a metodologia pautada nos 4 pilares do emagrecimento: alimentação, exercício físico, mentalidade e comunidade.

Quer receber o seu livro gratuito? Acesse agora:
http://www.emagrecerepraja.com.br

wpDiscuz

Últimas dos blogs

Renato Follador

Previdência: um dia você vai precisar dela

Renato Follador

Tudo o que você precisa saber sobre aposentadoria, reforma da previdência social e previdência privada. Tire suas dúvidas sobre o INSS com Renato Follador!

·

A correção das aposentadorias

Dartagnan

Triboladas

Dartagnan

O mundo do Darta e seus amigos. Piadas, abraços, memes e muito humor

·

Diferenças

Tribuna do Paraná

Opinião

Tribuna do Paraná

Opinião da Tribuna sobre assuntos do cotidiano

·

O presidente que adora soltar bandidos

Últimas Notícias

Mais comentadas