Treinamento em circuito

Na busca pelo emagrecimento, há sempre a dúvida de qual modalidade de atividade física fazer. Já falamos anteriormente sobre HIIT, musculação, exercícios aeróbios tradicionais. Hoje o tema será sobre uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço, o treinamento em circuito.

Esse modo de treino consiste em alternar diferentes exercícios feitos com o peso do corpo ou em aparelhos de musculação, podendo ou não apresentar exercícios aeróbios como corrida, bicicleta entre outros, ou seja, há diferentes maneiras de execução e eles podem ser feito na academia, parque, praia ou em lugares especializados como o Crossfit.

Para averiguar a eficiência dessa metodologia de treinamento a Universidade de Padova, na Itália, publicou em 2013 um estudo que avaliou 58 pessoas acima do peso, divididos em 3 grupos, que treinaram por 3 meses. O primeiro grupo realizava treino de aeróbio contínuo de 30 a 40 minutos e 4 séries de abdominal ao final do treino. O segundo grupo realizava um circuito de baixa intensidade de 8 exercícios e aeróbio. Já o terceiro grupo realizava um circuito de alta intensidade com os mesmos 8 exercícios mais aeróbio.

O resultado do estudo mostrou que o primeiro grupo perdeu em média 1,5 kg de gordura e perdeu também 1,7 kg de massa magra. No segundo grupo, que realizou o circuito de baixa intensidade, os resultados mostraram a redução média de 2,9 kg de gordura e o ganho de 1,1 kg de massa muscular. Enquanto que no terceiro grupo, o que realizou o circuito de alta intensidade, os resultados mostraram a redução de 5,4 kg de gordura e o ganho de 2,3 kg de massa muscular.

Falando de emagrecimento, é evidente que o treinamento em circuito se mostrou muito eficiente para a redução de gordura e a proporção dos seus resultados está diretamente ligada com a intensidade que treinamento é feito.

Segue a dica do dia, se você não gosta de exercícios de alta intensidade saiba que os circuitos de baixa intensidade também trarão resultados. Desse modo, se você é iniciante ou sedentário comece devagar, executando da maneira que te agradar mais, mas saiba que para aumentar a eficiência dos resultados será necessário aumentar a intensidade dos seus treinos.

Um abração para você que treina ou que ainda não começou a treinar.

Referência:
Paoli A et al. Effects of high-intensity circuit training, low-intensity circuit training and endurance training on blood pressure and lipoproteins in middle-aged overweight men. Lipids in Health and Disease, 201312:131