Será que estão te ensinando a emagrecer da maneira correta?

Tem muita informação na internet que só atrapalha e não ajuda em nada quem está querendo emagrecer. Foto: Pixabay

Você tem aquela amiga que segue as dicas da internet, mas não consegue emagrecer? Saiba que ela não é a única.

Segundo o American Journal of Public Health 100 de cada 1000 pessoas que tentam emagrecer conseguirão chegar ao seu peso ideal. Dessas 100 pessoas, apenas 22 não irão recuperar o seu peso novamente. Isso significa que de 1000 pessoas, apenas 22 conseguirão emagrecer e manter o seu peso perdido.

Leia mais: Descubra o segredo do emagrecimento

Você já se perguntou por que parece tão difícil emagrecer? Uma resposta seria porque essas pessoas não estão executando as melhores estratégias para emagrecer. É necessário conhecimento para aprender a emagrecer, caso contrário qualquer pessoa que reduzisse a alimentação e fizesse qualquer exercício conseguiria.

Um problema atual que dificulta muito o emagrecimento são as informações erradas que as mídias sociais facilmente nos trazem. Atualmente existem muitas pessoas despreparadas passando informações erradas através das mídias sociais. E não sou apenas eu que estou dizendo isso. Segundo a pesquisa da Christina Sabbagh apresentada no Congresso Europeu sobre Obesidade (ECO) deste ano na Escócia, expõe que os bloggers e influenciadores digitais não são fontes confiáveis de informações.

Fique sabendo: Três motivos que fazem você parar de emagrecer

O estudo foi feito com os 9 principais influenciadores digitais do Reino Unido, que apresentavam conteúdos sobre gerenciamento de peso, inclusive todos possuíam aquele sinalzinho azul de verificação do Instagram. Nesse estudo foi avaliado o conteúdo dos posts e se os blogs eram transparentes, confiáveis e nutricionalmente adequados. Para ser considerado aprovado, o conteúdo precisava passar em 70% dos critérios.

Dos 9 influenciadores digitais que postavam dicas de gerenciamento de peso, apenas 1 conseguiu passar a média de 70% e ser considerado como fonte de informações confiáveis. E, curiosamente, o único blogueiro qualificado é um nutricionista.

A conclusão é: precisamos ter uma atenção redobrada sobre os conteúdos digitais. Não acredite em tudo o que falam, principalmente na internet. Procure profissionais qualificados nas mídias sociais. Treino, alimentação, emagrecimento são coisas sérias. O conselho errado pode te atrapalhar no emagrecimento, ou pior, pode fazer mal para a sua saúde.

Não brinque com a sua saúde.