Resfriado

O inverno chegou trazendo o frio, os dias mais curtos, as sopas e, inevitavelmente, os resfriados e gripes. Essa infecção viral no trato respiratório superior atinge, principalmente, o nariz e a garganta, mas saiba que o frio não é o responsável pelos resfriados, porém é uma época em que estamos mais suscetíveis às doenças devido a queda da temperatura, ao ar estar mais seco, afetando as mucosas do aparelho respiratório e, portanto, facilitando as infecções.

Mesmo sabendo que a atividade física é um bem para a saúde, com a chegada do inverno é comum o questionamento se devemos ou não praticar quando estamos resfriados.

Para explicar melhor, trago um estudo de revisão da USP, publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte sobre a influência do exercício na resposta imune. Esse estudo mostra que o exercício pode influenciar o sistema imune de forma crônica (a longo prazo) ou de forma aguda (logo após o exercício).

Entenda melhor: a longo prazo, o exercício físico melhora a capacidade de resposta do sistema imune pelos estímulos de estresse e recuperação de atividades como a musculação ou os aeróbios; consequentemente, pessoas que praticam atividade física têm menor incidência de infecções virais e bacterianas e também na propensão ao câncer.

As respostas logo após o exercício podem variar de acordo com a maneira que o exercício foi feito, ou seja, exercícios em alta intensidade causam um período de diminuição da imunidade, enquanto os exercícios de moderada intensidade não fazem mal ao sistema imune, podendo até potencializá-lo.

Então, quem está resfriado pode treinar ou não?

Quando estiver com um resfriado muito severo evite praticar atividade física, guarde sua energia para a recuperação do seu corpo. Assim que sentir uma melhora, retome os treinos de moderada intensidade, ou seja, um treino leve, pois assim as atividades o ajudarão a estimular o sistema imune. E quando estiver recuperado volte aos seus treinos intensos, pois esses de forma crônica ajudam a potencializar o seu sistema imune e os seus resultados.

Na próxima semana o tema será: ‘Dentre tantas dietas, qual a melhor para emagrecer?‘
Um abração e até a próxima quarta-feira.