Quem sua mais, emagrece mais?

O suor atua como regulador térmico, isso significa que suamos para resfriar o corpo. Foto: Pixabay.

Tenho uma dupla de alunas que treinam juntas buscando o emagrecimento. Uma delas quase não sua, já a outra pinga suor executando o mesmo treinamento. Quer saber quem emagreceu mais? As duas, de maneira igual.

Para emagrecer você precisa gerar um balanço calórico negativo, isso é, ingerir menos calorias do que gasta. O papel do exercício físico é queimar mais calorias durante a atividade e deixar o metabolismo mais acelerado para queimar mais gordura após o exercício físico.

O suor atua como regulador térmico para não exceder a temperatura ideal para a saúde corporal. Isso significar que suamos para resfriar o corpo e não para queimar calorias.

Acontece que cada pessoa tem uma resposta térmica diferente, uns sentem mais calor, outros menos, uns geram maior aquecimento do corpo quando praticam exercício físico e outras pessoas não tanto, uns suam mais e outras pessoas menos. Treinar em lugares quentes te fará suar mais e treinar em lugares frios te fará suar menos, porém isso não significa que você vai emagrecer mais porque suou mais.

Se você não gosta de suar, saiba que existem exercícios que suam menos, e são muito eficazes para o emagrecer. O suor não pode ser um empecilho para você chegar ao seu peso ideal.

Uma amiga certa vez disse: “Suor é a gordura chorando”, isso é apenas uma expressão, pois é mito acreditar que quanto mais você suar mais emagrecerá. O mais importante é você fazer o exercício ideal na dose ideal para você. E lembre-se de sempre se hidratar bem!

Se quiser saber mais entre no blog da Tribuna do Paraná (http://www.tribunapr.com.br/blogs/emagrecer-ja/) ou entre em contato comigo pelo e-mail contato@zanonpersonal.com.br.

Um abração e até a próxima.