Quanto treinar para não precisar fazer dieta

É muito comum encontrar praticantes de atividade física que se exercitam buscando a compensação na alimentação. São aquelas pessoas que possuem o pensamento “eu treino para não precisar fazer dieta”.

Se manter o seu peso e monitorar a saúde é seu foco, não há problema, todavia se você buscar perder peso apenas com a atividade física perceberá que não é o suficiente para colher os resultados esperados.

A mudança de hábitos diante do projeto de emagrecimento é um dos fatores mais importantes a se incorporar. Ao executar exercícios físicos você conquistará uma melhora na saúde, mas dificilmente conseguirá emagrecer. A principal base para o emagrecimento é a alimentação, sendo assim, manter os antigos hábitos alimentares não auxiliará na redução de peso. Por isso é tão comum encontrarmos pessoas que após 3 meses executando atividade física desistem por não obterem resultados.

Diante tal realidade, a Universidade da Carolina do Leste publicou agora em 2018 um estudo de revisão orientando o quanto uma pessoa precisa treinar para emagrecer sem precisar mudar os hábitos alimentares.

Tal estudo concluiu que para emagrecer sem a necessidade de dieta nós precisaríamos de uma grande quantidade de exercício físico, no caso entre 225 a 420 minutos por semana, equivalente a 30 a 60 minutos por dia, 7 vezes por semana, sem descanso, sendo dedicado menos tempo para as atividades físicas mais intensas e mais tempo para as atividades mais leves.

Ao analisarmos, percebemos que 60 minutos é um tempo muito viável a se implementar no dia a dia, porém tal estudo mostrou que a proporção de emagrecimento é pequena, ou seja você até poderá emagrecer, mas pouca coisa, menos que 5% do seu peso.

Como a alimentação direciona o emagrecimento, se você executar apenas mudanças alimentares sem os exercícios físicos os resultados no emagrecimento serão melhores, e ao combinar a atividade física com alimentação saudável você obterá resultados expressivos na redução de peso, com emagrecimento superior aos 10% do peso, mais de 7kg para uma pessoa com 70kg.

Eu sei que é difícil a mudança de hábitos, iniciar a atividade física ou uma dieta requer muita energia e disposição. Para te ajudar nesse processo e para que seus novos hábitos se sustentem a um novo estilo de vida, procure iniciar aos poucos. Introduza pequenos hábitos saudáveis, um por vez.

Você pode iniciar com a atividade física, em seguida tente mudar uma refeição da sua alimentação e assim gradativamente, sem pressa. Os resultados também devem surgir aos poucos, o objetivo é um novo corpo e estilo de vida e não apenas os resultados para o próximo verão.

Referência

Swift D, Joshua M, Earnest C, Carlisle E, Nygard M, Johannsen N. (2018). The Effects of Exercise and Physical Activity on Weight Loss and Maintenance. Progress in Cardiovascular Diseases.