Um dia, uma semana, um mês...?

Quanto tempo você pode ficar sem treinar?

Foto: Pixabay

Todas as academias do Brasil, inclusive as de condomínios e prédios, fecharam. O mundo fitness parou. Milhões de brasileiros que adoram se exercitar estão sem um local apropriado para fazer isso. Grande parte dessas pessoas que praticavam exercícios nas academias pararam de se exercitar.

VEJA TAMBÉM: Quais exercícios você pode fazer em casa

E logo vem a questão: Quanto tempo se pode ficar parado, sem haver prejuízos físicos para a estética do corpo? Existem duas respostas diferentes. Uma é para o emagrecimento (tecido adiposo) e outra para a parte muscular (hipertrofia e definição).

Para o tecido adiposo, você começa a perder os seus resultados assim que você começa a ingerir mais calorias do que gasta. Então não treinando, você pode atrapalhar os seus resultados. Uma semana sem treinar e comendo de maneira inadequada, já prejudica seu emagrecimento.

Entretanto mesmo se você cuidar da sua alimentação, após quatro semanas sem exercícios, seus músculos começam a se adaptar a uma rotina que gasta menos energia e eles acabam se tornando mais econômicos. O seu metabolismo se torna mais lento. Mesmo cuidando da alimentação, será difícil manter-se magro.

Isso se chama termogênese adaptativa, que é a capacidade do seu corpo se adaptar a dieta e a falta de exercício, tornando o metabolismo mais lento. A melhor forma de combater a termogênese adaptativa é por intermédio do exercício físico de alta intensidade, que normalmente é feito na academia, mas também pode ser feito em casa, com os mesmos resultados.

VEJA TAMBÉM: Conheça os 3 principais erros pra quem faz exercício em casa

Já a parte muscular, eu encontrei alguns estudos que comprovam que até em três semanas você pode manter-se sedentário sem ter prejuízos significativos. Se retomar a atividade depois dessas três semanas, tudo volta ao normal.

Porém, após essas três semanas, o corpo começa a se adaptar a uma rotina que não tem a necessidade de fazer força. Então, ele começa a perder músculos. Entretanto, se você treinar pelo menos 2x na semana um exercício adaptado, você consegue manter seus músculos por um tempo.

Não fique mais de três semanas sem treinar. Uma parada, férias, folga, não faz mal. Porém, se você ficar mais de três semanas sem poder ir para a academia – como agora na quarentena -, encontre formas eficazes de treinar sem a necessidade de usar os aparelhos da academia.

Mas, não esqueça! O treino precisa ser intenso e para ser intenso, e ao mesmo tempo sem sobrecarga de pesos que tem na academia, há a necessidade de certas estratégias e métodos para alcançar os mesmos resultados.

Se quiser saber mais sobre estas estratégias me procure nas redes sociais (Instagram @zanonmacedo) ou me mande um e-mail (contato@zanonpersonal.com.br).

Um abração e até a próxima semana.

Se quiser saber mais sobre estas estratégias me procure nas redes sociais (Instagram @zanonmacedo) ou me mande um e-mail (contato@zanonpersonal.com.br).

Um abração e até a próxima semana.