Quantas vezes na semana devo fazer exercício para emagrecer depois dos 40 anos?

quantas vezes voce deve treinar por semana para perder peso depois dos 40
Imagem: Pixabay

Você deseja ardentemente emagrecer, porém não tem saco para fazer exercícios, muito menos tempo. E já sabe que depois dos 40 anos é necessário treinar para acelerar o metabolismo e emagrecer. Então, qual é o mínimo necessário de exercícios para emagrecer depois dos 40?

Infelizmente temos uma crença que quanto mais melhor, que para emagrecer precisa passar horas caminhando no parque ou na esteira. Porém, estudos científicos, cada vez mais, vêm comprovando que você não precisa se matar de treinar para emagrecer depois dos 40.

VEJA TAMBÉM: Por que algumas pessoas sentem prazer ao treinar?

Mais importante que a quantidade de exercícios que você faz, é a qualidade do exercício que você pratica. Estudos mostram que apenas 20 minutos de exercício já é o suficiente para acelerar o metabolismo e emagrecer depois dos 40.

Se quiser saber mais sobre quais são e como fazer esses exercícios, me siga no Instagram @zanonmacedo, que lá eu trago diariamente conteúdo para te ajudar a acelerar o metabolismo e emagrecer depois dos 40.

Mas quantas vezes por semana é necessário fazer esses treinos de 20 minutos? Precisa fazer todos os dias? Qual é o mínimo necessário?

LEIA MAIS: As 3 barreiras quem impedem você de emagrecer

Para isso eu preparei aqui uma lista de quantas vezes na semana você deve treinar e qual a diferença entre a quantidade de vezes na semana que você treina de acordo com o seu grau de condicionamento físico:

⁃ 1x por semana:

Realmente é pouco para emagrecer. Mas não vou negar, é melhor que não fazer nada e ser sedentário. Fará bem para a sua saúde, porém não te dará o resultado esperado de emagrecimento.

⁃ 2x por semana:

Você já se torna mais ativo, fará ainda mais bem para a saúde. Os treinos devem ser bem espaçados para ajudar mais no emagrecimento, e você já poderá ver alguns resultados. Porém por haver poucos estímulos na semana e o emagrecimento será mais demorado e lento.

⁃ 3x por semana:

Já está muito melhor, verá melhores resultados e mais rápido. Se você é sedentário, não faz exercício, é uma ótima frequência semanal. Dependendo como são distribuídos os seus treinos pode ser uma frequência perfeita, o mínimo para você ter excelentes resultados quando está começando. Pois o seu corpo irá responder muito bem aos estímulos.

⁃ 4x por semana:

Muito bom! Sendo dias seguidos ou alternados, você pode estimular muito bem o seu corpo e manter o metabolismo acelerado dessa maneira. Para pessoas que já são ativas é a frequência mínima semanal perfeita para emagrecer. Pois sempre terá estímulos para manter o metabolismo acelerado.

⁃ 5x por semana:

Ótima frequência! Corpo ativo, estímulos quase diários, e quando mais você fizer, mais fácil se tornará fazer. Isso porque vira um hábito quase que diário. Você espanta a preguiça, pois acostuma a mente com o estímulo diário. A rotina se torna sua amiga. Aqui a divisão do treino precisa ser muito estruturada para manter os estímulos ideias.

⁃ 6x na semana:

Perfeitoooo, mas lembrando, a intensidade é mais importante que a quantidade. Então faça o treino bem feito, e preste atenção no descanso. Descanso também é treino. Você precisará de treinos menos intensos em certos dias da semana para manter o equilíbrio semanal.

⁃ 7x na semana:

Maravilhaaaaaa! Todos os dias! Porém não é porque você treina todos os dias da semana que você pode comer tudo o que ver pela frente. Exercício não compensa a dieta, os dois precisam andar juntos se você deseja emagrecer depois dos 40. Cuidado também para não exagerar na quantidade e intensidade dos exercícios, pois se o seu treino não for bem prescrito e equilibrado, você poderá entrar em overtraining e se machucar. Isso fará o seu metabolismo ficar lento e irá te impedir de ter resultados. Sempre respeite o seu corpo.

VEJA TAMBÉM: 4 dicas para quem quer emagrecer 10 kg de maneira fácil

Concluindo, o ideal mínimo semanal depende do seu grau de condicionamento físico, que fica em uma média de 3 a 4x na semana.

Agora é sua vez, me conte aqui, quantas vezes você treina na semana? E os seus resultados de emagrecimento depois dos 40, têm sido satisfatórios?

Qualquer dúvida sobre emagrecimento entre em contato comigo.

Um abração e até a próxima.