Você faz tudo direitinho, se alimenta da maneira certa, segue a dieta do nutricionista, faz os seus exercícios físicos e mesmo assim não consegue emagrecer?

Vamos analisar melhor o dia a dia. É comum que no meio da semana você faça os seus exercícios e siga a dieta, na sexta-feira faz tudo direitinho até as 18 horas, depois disso da aquela fugidinha da dieta para um happy hour. Sábado e domingo é dia de descansar e comer o que quiser, afinal ninguém é de ferro e devemos considerar os dias do lixo que está liberado comer de tudo. Se identificou?

Este tabela mostra porque a pessoa não consegue perder peso quando extrapola no fim de semana. Foto: Divulgação
Este tabela mostra porque a pessoa não consegue perder peso quando extrapola no fim de semana. Foto: Divulgação

Do ponto de vista fisiológico, para emagrecer você necessita fazer um balanço calórico negativo, que significa você comer menos do que gasta, mas ao analisarmos a semana de quem faz dieta e não consegue emagrecer é comum que na sexta-feira, sábado e domingo não ocorra o déficit calórico negativo e comprometa todo o ganho dos demais dias. Mais comum ainda é que no sábado e domingo ocorra um superávit calórico exagerado.

E quando observarmos a média semanal calórica percebe-se que não houve o balanço negativo necessário para emagrecer. O que gera frustrações no emagrecimento e não enxergamos o resultado mediante seus esforços.

Então se você faz tudo certo e não emagrece, pode ser culpa dos seus hábitos de final de semana. Para corrigir tal comportamento, primeiro devemos estar atentos às nossas crenças limitantes, um exemplo é considerar que você merece emagrecer porque faz tudo certo. Emagrecer não é uma questão de merecimento, é questão de déficit calórico.

Do ponto de vista mental e emocional é necessário você ter momentos de prazer com a comida, o importante é saber programar e planejar para que o processo de emagrecimento seja constante e que seus hábitos de modo geral sejam saudáveis. O que engorda é a rotina e não a exceção.

Sexta, sábado e domingo representa 42,8% da semana, representando quase metade da semana. Escolha a dedo as refeições que fará fora da dieta, torne isso uma exceção. Não há necessidade de exagerar para ter prazer com a comida, encontre o equilíbrio e você verá que o emagrecimento será certo.