Pensamentos sabotadores

O processo de emagrecimento consiste em vivenciar diversas situações do dia a dia que podem auxiliar ou dificultar o alcance de suas metas.
Dentre as dificuldades que podemos encontrar, os pensamentos sabotadores são aqueles que nos tiram do foco e minam a confiança pessoal.
Se você encarou um delicioso pudim de doce de leite e pensou “só um pouquinho não faz diferença” ou “vou comer só dessa vez” e por diversas vezes encontra um pensamento permissivo que o faça sair dos seus objetivos, saiba que esse padrão de pensamento é um dos principais motivos que prejudicam seus resultados.
Quem faz dieta tem uma enorme capacidade de se enganar sobre a alimentação e encontra facilmente inúmeras desculpas para as escapadinhas. Os pensamentos sabotadores fluem em nossa mente como se possuíssem vida própria e podemos encontrar justificativas lógicas para aliviar a nossa culpa de determinados pensamentos ou ações.
O fato é que estamos sempre nos auto justificando quando saímos da dieta ou pulamos um dia de treino, e os pensamentos sabotadores geralmente surgem unidos dos sentimentos de merecimento e permissividade.
Esses pensamentos tornam a dieta mais difícil e são responsáveis por nos fazer comer sem perceber ou acreditar que pequenos, mas constantes extras consumidos diariamente não farão diferença no emagrecimento.
Identifique alguns deles:

*Só hoje um pouquinho não faz diferença…
*Estou tão triste/estressado/cansado/desanimado…
*Eu mereço comer por que… (qualquer motivo)
*Depois eu queimo na academia…
*Depois eu compenso…
*É final de semana/feriado/férias…
*Se eu recusar ele vai se magoar comigo…
*Mas eu gosto tanto…
*Não tive como recusar…
*Não quero mais emagrecer, é muito difícil…
*Não consigo resistir à essa comida…
*Estou com fome, não posso aguentar, preciso comer!

Os pensamentos sabotadores também podem minar a sua autoconfiança através do sentimento de culpa e impotência após ter escorregado na dieta ou no treino e pode fazer você acreditar que nunca conseguirá emagrecer.
Para vencer os pensamentos sabotadores, o primeiro ponto é identificar os estímulos que provocam esses pensamentos, pois através desse autoconhecimento você poderá minimizar a exposição a esses estímulos.
Em seguida você não precisa impedir que os pensamentos sabotadores apareçam, mas poderá responder a eles mudando a maneira que os responde. Parecerá injusto você ter que seguir a dieta, mas terá que responder que não se trata de justiça e sim de uma escolha sua por um beneficio maior no futuro.
A dica prática é identificar todos os pensamentos sabotadores que você puder encontrar e anota-los no bloco de notas no seu celular. Quando sentir vontade de comer algo que não deveria, se pergunte: “O que está passando pela minha mente agora?” Pois trazendo esses pensamentos para o racional você conseguirá responder com mais franqueza e poderá mudar as ações diante eles.
Abração e até a próxima quarta-feira.