Câncer de mama e a sua saúde

Câncer de mama pode ser percebido mais cedo prestando atenção a sinais do corpo.
Foto: Freepik

Com a chegada do mês de outubro, um dos principais assuntos abordados mundialmente é o câncer de mama, e o Outubro Rosa é um importante movimento que busca trazer a conscientização das pessoas para um assunto tão sério.

O câncer de mama é apontado como o segundo tumor mais frequente no mundo entre as mulheres, só perdendo para o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) ocorreram no Brasil em 2014 mais de 57 mil casos da doença.

A forma mais conhecida de identificá-lo é através do autoexame e de exames específicos, para obter um diagnóstico precoce e facilitar o tratamento. É verdade que através do autoexame não há como diminuir as chances de incidência, porém, ele melhora as formas e chances no tratamento.

Uma maneira de auxiliar a redução dos casos de câncer, e não apenas o de mama, é estar atento a si mesma, ou seja, prestar atenção em seu corpo e em seus sinais. A atenção no próprio corpo e a observação de pequenas mudanças fora do padrão podem te mostrar importantes sinais a respeito a sua saúde.

Com a rotina cada vez mais acelerada, se tornou quase impossível a atenção interna, pois, entramos em um modo automático de viver e esquecemos o que temos de mais importante em nossas vidas: a saúde.

Outra maneira de ter de uma vida saudável é cuidar da alimentação, da mentalidade e praticar de exercícios físicos. A alimentação saudável consiste em ter uma alimentação equilibrada, com o consumo de produtos minimamente industrializados.

A mentalidade consiste em cuidar dos seus pensamentos e sentimentos, pois, muitas vezes permitimos que pensamentos ruins, negativos ou notícias trágicas nos conduzam a uma mentalidade negativa, dessa maneira, devemos estar atentos a como alimentamos a nossa mente.

A prática de atividade física consiste em ter uma vida fisicamente ativa, pois, do mesmo jeito que ganhamos mais músculos com a atividade física, também podemos aumentar a imunidade, combatendo melhor qualquer mal que se possa instalar em nosso corpo. Há inclusive uma associação direta, de que pessoas que praticam atividade física tem uma menor chance de sofre de qualquer tipo de câncer.

Segue a dica do dia, alimentação saudável, exercício físico e mentalidade equilibrada. Isso não te trará somente emagrecimento, trará também uma vida com mais saúde, mais alegria e mais disposição, com uma menor chance de adoecer.

Um abração e até a próxima semana!

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/previsao-do-tempo-para-curitiba-aponta-chegada-de-nova-frente-fria/