Qual é a dieta ideal para você?

A alimentação é considerada a principal base do emagrecimento, associada à atividade física ela trará os resultados esperados para quem busca a perda de peso. É importante observar que a prática de atividade física sem uma alimentação adequada ajudará a ter uma vida mais saudável, mas dificilmente atuará no emagrecimento.

O emagrecimento tem como base principal gastar mais calorias do que se ingere, mas não devemos analisar de maneira simplista, esse é um dos equívocos de quem deseja perder peso. Uma refeição equilibrada e saudável pode ter as mesmas quantidades calóricas de uma refeição pobre em nutrientes, dessa forma não adianta apenas contar as calorias dos alimentos.

Outro grande erro é parar de comer ou reduzir drasticamente os alimentos, o famoso regime. Essa é uma maneira popular de perder peso e é comum obter os resultados da sua redução, mas também é provável, mesmo sem comer, o corpo retorna a ganhar peso.

Esse acontecimento é chamado de termogênese adaptativa e é ele que nos leva ao conhecido efeito sanfona, que é quando o corpo diminui seu gasto energético diário (taxa metabólica basal) para economizar energia e recuperar a gordura perdida.

A alimentação ideal deve ser individualizada, afinal todos nós temos diferentes hábitos, rotina e preferências pessoais. A alimentação deve ser equilibrada, rica em nutrientes e prazerosa, assim será mantida por longos períodos, sem sacrifício e como estilo de vida.

É importante também mencionar que o profissional habilitado e responsável que fará a dieta é o nutricionista, melhor ainda se este possuir especialização em nutrição esportiva, dessa maneira ele associará sua atividade física e trará ótimos resultados.

E para evitar a efeito sanfona e aumentar o seu metabolismo você necessitará de exercícios específicos para esse fim, eles causarão adaptações no organismo para aumentar a atividade do seu metabolismo e intensificar o emagrecimento. A dieta é responsável na perda de peso, e o exercício físico por manter o peso perdido.

Na próxima semana o assunto será o Pilar Exercício Físico e explicarei como evitar o efeito sanfona e ainda como acelerar o metabolismo no processo de emagrecimento.

Abração e até a próxima semana.