O que você deve saber para emagrecer

Pixabay

O processo de emagrecimento é composto por decisões diárias, por exemplo; comer ou não comer a sobremesa, ir para casa após o trabalho ou fazer exercícios e inúmeras outras situações que consomem energia mental na tomada de decisões. Para realizar as melhores escolhas para a sua saúde, primeiramente devemos compreender como funciona o processo de tomada decisão para ajudar nas melhores escolhas.

Sempre que vamos decidir por algo, como aceitar o brigadeiro de colher após o almoço, ocorre um duelo interno, o anjinho de um lado contra o diabinho no outro. Esses representam a razão combatendo a emoção. O nosso cérebro possui três sistemas predominantes. O tronco cerebral responsável pelos reflexos simples e por garantir a sobrevivência através da regulação das funções corporais e sensações primárias como sede, fome e sono. O sistema límbico é responsável pelos sentimentos e emoções. E o neocórtex representa a parte racional, especialmente o córtex pré-frontal, pois é ele que nos difere dos outros animais.

Como somos seres racionais, acreditamos que nossas tomadas de decisões são baseadas na razão, porém ela é responsável apenas por encontrar um motivo no uso das emoções. Diante do emagrecimento é fácil compreender porque é tão difícil negar o delicioso brigadeiro de panela. Ele pode nos remeter a emoções fortes, como as lembranças da infância, e nos justificamos ser mais felizes ao consentir às nossas vontades.

Ao compreender que as nossas escolhas são baseadas nos sentimentos, podemos encontrar um sentido mais profundo quando o assunto é emagrecimento. Ou seja, não se guie apenas pelo dever de seguir a dieta ou fazer exercícios. Busque dentro de você uma motivação que brilhe os seus olhos e assim trace estratégias para desencadear esse sentimento em momentos oportunos. Um exemplo é uma pessoa que resgata o sentimento de quando vestia aquela calça antiga, ao tentar colocá-la.

Lembre-se, a melhor maneira de ganhar um jogo é conhecer o seu adversário e a si próprio, pois assim você poderá usar as estratégias certas nas horas apropriadas. Saiba que haverá decisões difíceis a serem tomadas e que muitas vezes suas emoções serão mais fortes que a sua razão. Dessa forma, tenha sempre uma estratégia pessoal para auxiliar nas tomadas de suas decisões.

Um abração e até a próxima semana.