O melhor regime pra emagrecer

Você já deve ter visto dietas prontas em revistas, e não é a toa que investem tanto nas capas prometendo eliminar muitos quilos em poucos dias com as dietas de nomes diversos, como a dieta do metabolismo, dieta do ovo, da sopa e por ai vai. Essa é uma promessa muito atrativa, afinal quem não gostaria de eliminar rápido os quilinhos que incomodam tanto?

Um dos principais questionamentos que me fazem sobre emagrecimento é a respeito do regime. Muitas pessoas costumam aderir a uma alimentação de poucas calorias diárias e obter o emagrecimento como resultado de uma dieta restrita, difícil de manter por longos períodos e com data para terminar.

No livro “Pense Magro”, Judith Beck menciona que as pessoas escolhem a dieta de acordo com a rapidez que elas acreditam que emagrecerão e ao estabelecer essa crença a principal escolha das pessoas será por dietas restritivas de aproximadamente 1200 calorias por dia.

Tais dietas ganham popularidade e estampam as capas de diversas revistas e sites porque seus resultados aparecem rapidamente. A restrição alimentar e a ingestão de poucas calorias podem baixar o ponteiro da balança rapidamente, especialmente no início quando há a eliminição de fluídos corporais e não de gordura.  Mas será que esse caminho é realmente eficaz para o emagrecimento?

Tais regimes trazem efeitos colaterais severos ao corpo e aos seus estados emocionais podendo deixa-lo irritado e mal-humorado. Também diminui os níveis de energia corporal afetando sua disposição e produtividade. Há uma grande probabilidade que mesmo sem comer o corpo retorne a ganhar peso devido ao sinal de alerta que o corpo gera sem energia, assim desacelerará o seu metabolismo, e o resultado será o ganho de peso, mesmo comendo pouco, te levando ao efeito sanfona. Vale observar, também que essa maneira de perder peso é uma das mais difíceis de sustentar devido as grandes privações alimentares e sociais.

O emagrecimento saudável e sustentável deve cuidar do seu bem-estar físico, mental e emocional. A melhor maneira para alcançar esses objetivos é obter orientação de um nutriciostas que educará a sua alimentação te dando energia para o seu dia a dia e inserindo suas preferências alimentares.

Abandone dietas milagrosas, a melhor dieta é aquela que traz equilíbrio e que você tem capacidade de se manter constante por um longo período de tempo.

Um abração e até a próxima semana.