Como deixar o exercício menos chato?

Exercícios de alta intensidade mas de curta duração são os mais divertidos pra emagrecer. Foto: Pixabay

Depois que comecei a escrever para o jornal e a fazer vídeos pelas redes sociais comecei a conversar com muitas pessoas que não conheço pessoalmente. É meio estranho, mas eu gosto muito. Existem haters que vêm só para atrapalhar, porém na maior parte das vezes converso com pessoas muito legais. A grande maioria das vezes as pessoas querem emagrecer, mas não praticam exercício físico. E eu sempre pergunto, por que?

A maioria coloca a culpa na falta de tempo para fazer exercício físico. Nos dias atuais parece que todos estão correndo o tempo todo e tempo é o bem mais precioso que temos.

Tudo bem, você realmente pode estar certo e não ter tempo, mas você tem ideia de quanto tempo você passa no celular por dia? Segundo uma pesquisa feita em 2016, o brasileiro passa em média 4 horas e 36 minutos no celular por dia. Essa é a maior média mundial, em segundo lugar vem a China e depois os Estados Unidos.

Considerando isso, podemos descobrir que, para a maioria das pessoas, o que existe não é falta de tempo, é falta de prioridade.

Leia também: Mito dos treinos de 1 hora

Mas convenhamos, se sentir mais bonito ou bonita, aumentar a autoestima, aquela sensação de segurança de estar bem consigo mesmo. Sem considerar o bem que perder peso faz para a saúde, emagrecer é uma prioridade para a grande maioria das pessoas.

‘Zanon, então por que elas não fazem o que precisa ser feito para emagrecer?‘

Você vai concordar comigo, as pessoas não emagrecem porque fazer 1 hora de exercício todo dia é chato pra caramba! Aquela sensação horrível que o tempo não passa, e o pior é você ver que não emagreceu nada, só perdeu tempo!

Mas então o que fazer? Existem treinos que não são tão chatos como passar uma hora na esteireira se sentindo um rato de laboratório. Segundo a meta-análise feita na Universidade Federal do Rio de Janeiro os HIITs agradam muito mais a pessoas que os aeróbios contínuos.

Isso quer dizer que você passar 20 minutos na esteira, em uma intensidade ideal, aumentando e diminuído a velocidade é muito mais divertido que você passar horas caminhando na esteira. Sem contar que os resultados do HIIT são melhores que os resultados de quem passa horas na esteira. Outro estudo feito pela Universidade do Sul da Califórnia colocou 20 jovens obesos para fazer 24 minutos de HIIT curto, HIIT longo e Aeróbio contínuo. E descobriram que o que mais agradou os jovens foi o trabalho de HIIT curto.

Isso significa que o exercício não precisa ser chato para emagrecer. Se você quer um treino divertido, dinâmico e que seja eficiente para o emagrecimento, me procura, ou procura por um profissional de Educação Física para te ensinar a fazer esses exercícios.

Referência:
https://www.statista.com /chart/9539/smartphone-addiction-tightens-its-global-grip/

Oliveira BRR, Santos TM, Kilpatrick M, Pires FO, Deslandes AC (2018) Affective and enjoyment responses in high intensity interval training and continuous training: A systematic review and meta-analysis. PLoS ONE 13(6): e0197124.

Martinez, Nic & Kilpatrick, Marcus & Salomon, Kristen & Jung, Mary & Little, Jonathan. (2015). Affective and Enjoyment Responses to High-Intensity Interval Training in Overweight-to-Obese and Insufficiently Active Adults. Journal of sport & exercise psychology. 37. 138-49.