Mudança de comportamento

Uma das fases para a mudança de comportamento é sair do sedentarismo e começar a se exercitar. Foto: Pixabay

Para mudar o seu corpo é necessário primeiro mudar a sua mente, seus hábitos. Para mudar os seus hábitos é necessário mudar os seus comportamentos e é aí que vem um grande equívoco. A maioria das pessoas acreditam que para emagrecer e se tornar fit acontece da noite para o dia, começarão tudo na segunda-feira, e tudo vai dar perfeitamente certo. Porém não é bem assim que funciona.

Segundo o estudo publicado na Revista Americana de Promoção à Saúde em 1997, com o título de “O modelo transteórico de mudança de comportamento da saúde”, para mudarmos os nossos comportamentos é necessário passar por 5 fases.

1 – Fase de pré contemplação, é quando a você não sabe e nem quer fazer o que necessita ser feito para a mudança de comportamento. Por exemplo uma pessoa sedentária não reconhece a importância de fazer exercício físico.

2 – Fase de contemplação, é quando você sabe da importância, mas ainda não decidiu mudar o seu comportamento. Por exemplo a pessoa sedentária que sabe que o exercício é importante, quer fazer, mas não decidiu ainda iniciar.

3 – Fase de preparação, é quando você decide fazer a mudança, e ela ocorrerá normalmente dentro de 1 mês. Normalmente você já tem um plano definido. Por exemplo a pessoa decide começar a fazer academia, já começa a pesquisar onde será e quais atividades irá fazer.

4 – Fase de Ação, é quando você realmente faz as mudanças no seu estilo de vida e age. Por exemplo quando a pessoa realmente começa a fazer exercício.

5 – Manutenção, é quando você já mudou e está perpetuando este hábito novo, controlando para não haver recaídas. Por exemplo quando está se exercitando e a tarefa é manter o sedentarismo longe para sempre. Essa fase pode durar de 6 meses a 5 anos, quanto mais o tempo passa, menor são as chances de recaídas.

Para emagrecer devemos pensar em uma série de comportamentos, como alimentação, exercício físico, hidratação, qualidade do sono. Dessa maneira você pode estar em diferentes fases de mudança de comportamento para diferentes hábitos. Você tem que entender e respeitar cada fase de cada hábito. Entender que é necessário avançar uma fase por vez.

Para avançar as fases é necessário estratégias diferentes para cada fase, segundo o estudo, os programas de promoção à saúde atualmente se concentram apenas nas fases 3 e 4 e esquecem das fases 1 e 2.

As recaídas fazem parte do processo de mudança de comportamento, assim como para o emagrecimento. Quando tem recaídas você não volta ao estágio inicial, você apenas regride uma fase.

Para emagrecer você precisa de paciência e conhecimento, saber se respeitar e aprender a se conhecer, essa é a melhor estratégia.

Referência:
PROCHASKA, James O.; VELICER, Wayne F. The transtheoretical model of health behavior change. American journal of health promotion, v. 12, n. 1, p. 38-48, 1997.