Metas bem definidas

Sabe-se que para ter bons resultados você deve ter um bom planejamento e metas bem estabelecidas. Um dos pontos mais importante no emagrecimento é o planejamento, pois para perder peso é necessário mudar pequenos hábitos gerando grandes mudanças. Então, hoje vou te ajudar a estabelecer metas eficazes para conseguir emagrecer.

O comum de quem deseja emagrecer é dividir o peso que gostaria de eliminar pelo tempo que desejado e assim trabalhar para buscar o seu objetivo. A verdade é que a rotina e vida social e o nosso corpo não responde de maneira matemática precisa e há muitos fatores durante o processo de emagrecimento que devem ser levados em conta e não apenas o resultado final.

Para planejar e executar metas eficazes no emagrecimento pense nos comportamentos necessários para chegar ao resultado esperado. Observe que um objetivo descreve o que se deseja atingir e uma meta representa um plano de ação em direção ao que você busca.

O ideal é ter metas de longo e curto prazo, aonde as metas de longo prazo devem ser pensadas no período de 6 meses e englobar hábitos que você gostaria de ter nessa data limite. Já as metas de curto prazo devem ser pensadas semanalmente, incutindo pequenos hábitos e pequenas mudanças que você consiga manter durante os dias e que somado a cada semana gere as transformações que farão grande diferença ao final dos meses.

Para que as metas sejam mais eficientes elas devem seguir algumas características, como o modelo inicialmente desenvolvido em 1981 por Duran de metas SMART. A sigla smart origina-se do inglês, que significa:

S – Específica, significa que sua meta deve ser bem detalhada, como por exemplo, ir à academia e fazer o treino de HIIT.

M – Mensurável, você deve medir a sua meta, como por exemplo realizar 3 treinos na semana.

A – Alcançável, a meta tem que ser desafiadora, te tirar da zona de conforto, porém você realmente tem de conseguir alcançá-la.

R – Relevante, a meta deve realmente fazer diferença para o seu objetivo, caso o contrario você estará perdendo tempo.

T – Temporal, que significa você deve ter um tempo limite para realizar estas metas, como por exemplo realizar os treinos proposto até sábado.

Para o emagrecimento a minha dica é focar em metas que incluam a atividade física, a alimentação e os hábitos que devem ser mudados ou iniciados, dessa forma o emagrecimento será uma consequência das novas atitudes e estilo de vida que você está adquirindo. Você deve se comprometer com o processo que te levará ao emagrecimento e não apenas com o resultado, assim as coisas irão acontecer.

Um abração e até a próxima quarta-feira.