A greve dos caminhoneiros e o emagrecimento

A greve dos caminhoneiros dos últimos dias transformou o Brasil em um caos, um dos maiores reflexos em curto prazo foi a falta de combustíveis, o elevado preço e a correria para abastecer os tanques em todo o país. A escassez da gasolina provocou filas de espere enormes em postos que aguardavam os caminhões para abastecer seus estoques, e os noticiários mostraram pessoas esperando mais de 10 horas nas filas para abastecer.

Conversando com algumas pessoas encontrei um senhor de moto que disse ter conseguido encher o tanque de seus dois carros, da moto e que havia estocado mais de 50 litros de gasolina em casa e que ainda, por medida econômica, se deslocava pouco e apenas de moto.

E o que isso tem a em comum como emagrecimento?

Nosso corpo responde de maneira parecida quanto a escassez do seu combustível. O que eu quero dizer é que quando você não se alimenta o seu corpo reagirá sobre a sua saúde e o seu metabolismo. Dietas restritivas, pobres em nutrientes e com poucos alimentos, trazem um sinal de alerta ao nosso corpo e a resposta dele será estocar as reservas que você já possui.

Do mesmo modo que a falta de gasolina implicou a economizarmos e a utilizar apenas o essencial, o nosso corpo atua desacelerando o nosso metabolismo para economizar as gordurinhas existentes porque para ele essa é a sua fonte de energia. Assim seu metabolismo se torna mais lento e o corpo passa a estocar toda a energia possível por não saber quando receberá uma boa dose de energia novamente. Esse processo é chamado de termogênese adaptativa.

A notícia triste é que após uma dieta restritiva, quando você voltar a comer normalmente há uma grande chance de você recuperar todo o peso perdido devido a desaceleração que a dieta causou no seu metabolismo, gerando o efeito sanfona. Um estudo canadense da Universidade de Montreal concluiu que quanto mais vezes você entrar no processo emagrece/engorda, mais lento seu metabolismo ficará e a maior chance de ganhar mais peso que perdeu.

Para evitar o efeito sanfona não faça dietas restritivas e não passe fome, não deixe seu tanque de combustível entrar na reserva. A alimentação deve ser equilibrada e procure executar exercícios físico que acelerem o seu metabolismo, pois assim você emagrecerá e terá uma chance maior de não recuperar o peso perdido.

Um abração e uma boa semana a todos!