enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Zanon Macedo

Emagrecer é pra já!

Zanon Macedo

Dicas para emagrecer, dietas e exercícios para ajudar você a perder peso com saúde. Leia no blog “Emagrecer é pra Já” da Tribuna do Paraná

Genética e Emagrecimento

  • Por Zanon Macedo

Hoje a obesidade é considerada epidemia mundial, no Brasil quase metade da população está acima do peso segundo estudo da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) o percentual de pessoas com sobrepeso passou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011.
Muito se fala que a genética é um fator de influência e a vilã responsável por essa epidemia. Você já conheceu famílias inteiras com facilidade para ganhar peso ou dificuldade para emagrecer? Será que o nosso DNA é responsável pelo ganho de peso tão presente hoje?

Buscando uma resposta para essa pergunta mergulhei em meus estudos e encontrei citações sem embasamentos científicos que mencionam que filhos de pai ou mãe obeso tem 50% de chance em ser obeso e que se ambos pai e mãe são obesos a chance sobe para 80%. Além desse dado vejo na prática pessoas falando que não possuem genética para emagrecer, que por ter nascido gordo vai morrer gordo.

Afirmações como essas podem fazer você acreditar que é uma vítima da genética e que a probabilidade de conseguir emagrecer é quase nula. Porém a maioria dos estudos científicos feitos atualmente concluem que o emagrecimento é multifatorial, como o estudo feito pela Universidade da Carolina do Leste nos EUA, que correlacionou 15 fatores que influenciam o emagrecimento sendo a genética apenas 1 fator dentre os 15.

Outro estudo feito na Inglaterra pela Peninsula Medical School, demonstraram que mães obesas tem 10 vezes mais chances de ter filhas obesas e que pais obesos tem 6 vezes mais chances de ter filhos obesos, porém não há correlação de influência significativa entre sexo opostos (filha e pai ou filho e mãe). A conclusão desse estudo é que a obesidade não parece ser influenciada pela genética e sim por comportamentos que os filhos copiam de seus pais tendo a ‘simpatia comportamental‘ em atitudes que levam ao ganho de peso. Visto que o vilão da genética não parece ser o nosso maior inimigo deixemos essa desculpa de lado e vamos focar em um estilo de vida saudável com boa alimentação e a pratica regular de atividade física.

Perceba que a genética tem pouca influência na obesidade e poderá determinar apenas as dificuldades que você terá no processo de emagrecimento, mas não os seus resultados, estes serão consequências do seu comportamento.
Um abração e até a próxima semana.

Referência:

Perez-Pastor E, Metcalf B, Hosking J, Jeffery, Voss L, Wilkin T. (2009). Assortative weight gain in mother-daughter and father-son pairs: An emerging source of childhood obesity. Longitudinal study of trios (EarlyBird 43). International journal of obesity. 33(7), 727-735
Matarese L, Pories W. (2014). Adult Weight Loss Diets: Metabolic Effects and Outcomes. Nutr Clin Pract. 29(6), 759-67.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

2 Comentários em "Genética e Emagrecimento"


Mykaelly
Mykaelly
1 mês 28 dias atrás

Oi pessoal! Achei essa Consultoria Online para perda de peso, eles não vendem um curso de emagrecimento comum, vendem um acompanhamento para cada cliente alcançar seus objetivos, aliando, uma mudança de mente, exercícios físicos e uma alimentação saudável para exterminar a gordura. Gostei muito, e está dando resultado, se vocês querem mais informações, clique aqui:
http://bit.ly/emagrecimetointeligente

Espero que como eu, vocês também gostem.

wpDiscuz

Últimas dos blogs

Dartagnan

Triboladas

Dartagnan

O mundo do Darta e seus amigos. Piadas, abraços, memes e muito humor

·

Moto do português

Ricardo Brejinski

Balada Sertaneja

Ricardo Brejinski

Programação e notícias quentes sobre os cantores sertanejos

·

Referência em inovação

Augusto Mafuz

Augusto Mafuz

Augusto Mafuz

Opiniões, crônicas e informações exclusivas sobre o mundo do futebol, em especial o Atlético Paranaense.

·

Enigma indecifrável

Últimas Notícias

Mais comentadas