Frio, preguiça e emagrecimento

No inverno é comum sentirmos o aumento do apetite, especialmente por comidas quentes e calóricas. Talvez você não saiba, mas esse é um sinal de sobrevivência que o cérebro nos envia, pois na época do homem primitivo, em estações mais frias se fazia necessário um maior acúmulo de gordura como estoque energético para a escassez de alimento e proteção do frio.

Mesmo com o passar de milhares anos os sentidos primitivos do corpo não mudaram, então quando a temperatura começa a cair, é natural sentir mais fome e passar a comer mais.

Nessa época, para manter nossa saúde e também manter o peso, ou emagrecer, é necessário fazer exercícios físicos que acelerem o metabolismo e diminuam a fome, assim podemos equilibrar a maior ingestão calórica e a resposta cerebral ao frio no inverno.

E a preguiça? Ela acontece quando damos mais atenção aos nossos pensamentos do que a nossa ação. Treinar a sua mente para pensar ou encarar o frio de forma diferente é o que ajudará a vencer a preguiça. Entenda que a preguiça aciona o centro de dor em nosso cérebro e a diferença para a dor física é que ao machucar o dedo é acionado o centro de dor e esse sinal é enviado novamente para o dedo machucado.

Quando você pensa em fazer algo que não é prazeroso o centro de dor no cérebro também é acionado, porém não tem para onde reenviar esse sinal, assim deixando uma sensação de angústia.

Quando colocamos em prática o que estamos procrastinando, o centro de dor é imediatamente desativado, eliminando a sensação de angústia da preguiça.

Ou seja, a melhor maneira de vencer a preguiça é evitar pensamentos sabotadores e se colocar em prática. Para conseguir, inclua ter um horário fixo no seu dia para a atividade física e procure deixar todo o  necessário para a ação no dia anterior, diminuindo o tempo de preparação para a atividade e uma possível preguiça.

Na busca pelos resultados saiba que a estética obtida através da atividade física não ocorre da noite para o dia e também depende de outros fatores como alimentação balanceada e mentalidade direcionada. Para perder peso é necessário respeitar os quatro pilares do emagrecimento, que são alimentação saudável, exercício físico, mentalidade magra e comunidade de apoio. Porém, para estar ‘tinindo’ no verão, é necessário começar esse treinamento com antecedência, como diz o ditado: ‘É no inverno que se constrói o corpo do verão.’ Para você chegar ao seu objetivo será necessário consistência em novos comportamentos, pois o emagrecimento necessita de mudanças crônicas e graduais no corpo.

Na próxima semana o tema será: ‘Pode fazer exercício físico quanto está resfriado?’ Um abração e até a próxima quarta-feira.

Voltar ao topo