Com saúde

Como emagrecer na menopausa?

Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo / Arquivo

Para entender como emagrecer na menopausa, precisamos compreender o que é a menopausa. Ela é o período de tempo, normalmente 12 meses, após a última menstruação da mulher e ocorre por volta dos 50 anos. Essa fase normalmente é marcada por palpitações e ondas de calor, acompanhado de sintomas psicológicos como depressão, ansiedade, variação de humor, irritabilidade e a falta de concentração.

Menopausa é o indicativo de que a mulher deixou de ser fértil e diminuiu a produção dos hormônios sexuais femininos, em especial o estrogênio. Uma das principais consequências da redução desse hormônio é a desaceleração do metabolismo, aumentando o acúmulo de gordura, principalmente na barriga.

Além do maior acumulo de gordura, a mulher passa a sentir mais fome, pois a menopausa reduz a secreção da leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade.

A menopausa gera o ciclo do acúmulo de gordura, que consiste num metabolismo lento, mais fome e mais gordura acumulada. Consequentemente, isso leva a um prejuízo da saúde em geral. Tanto da saúde física, quanto também da psicológica.

É uma fase realmente difícil e merece toda atenção para quem deseja emagrecer. Só diminuir drasticamente a ingestão de alimentos não vai solucionar o problema, pois dietas radicais só irão piorar seu stress e não ajudarão efetivamente no emagrecimento.

CONFIRA TAMBÉM: Como eliminar gordura e definir barriga?

O mais eficiente e inteligente é atuar diretamente no seu metabolismo e permitir que ele trabalhe a seu favor. Acelerar o seu metabolismo é o que trará reais resultados de emagrecimento, redução do stress, aumento da sensação de saciedade, manutenção da massa magra, disposição e redução de gordura.

E como acelerar o seu metabolismo?exercícios físicos. Exercícios de intensidade leve, como caminhadas, não atuarão efetivamente no seu emagrecimento. Você precisará executar exercícios de alta intensidade.

VEJA TAMBÉM: Como eliminar a gordura do “tchau”

Esses são aqueles exercícios que te fazem suar e acelerar seu coração, de preferencias os preparados em formato de HIIT (Treinos Intervalados de Altas Intensidade). Esses exercícios aceleram o seu metabolismo e mantêm seu corpo queimando gordura ao longo de todo o dia, e não apenas enquanto você faz o exercício.

Esse é o verdadeiro segredo de quem consegue emagrecer e manter o peso perdido, mesmo depois dos 40 anos ou para quem já atingiu a menopausa.

CONFIRA TAMBÉM: 3 principais erros pra quem faz exercício físico em casa

Se você deseja emagrecer, você precisará fazer exercícios de força e intensidade. Eles podem ser feitos na academia ou até mesmo na sala da sua casa.

Quer saber mais sobre esses exercícios? Me segue no Instagram, que lá eu trago conteúdo sobre treinos, exercícios, emagrecimento e como acelerar o seu metabolismo.

Um abração e até o nosso próximo encontro


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?