Uma das maiores dificuldades de quem deseja emagrecer é deixar de comer o que gosta. Sabemos o quanto são desagradáveis as privações, por isso toda vez que pensamos em começar uma dieta também iniciamos as brigas mentais. Junto desse sentimento há o pensamento de começar a dieta só na segunda-feira e assim aproveitar o máximo possível antes do período de esforço e privações. Diante a aflição e o esforço, o dia de iniciar a dieta se torna semanas, meses e não se inicia nunca.

continua após a publicidade

Um dos maiores enganos sobre o emagrecimento diz respeito à necessidade de ficar sem comer para conseguir perder peso. Outro mito é a respeito dos alimentos que impedem o emagrecimento, como o carboidrato, a lactose ou o glúten. Dessa forma surgiram as dietas mágicas do emagrecimento, como a cetogênica, lowcarb e o jejum intermitente. Essas dietas têm sua funcionalidade para muitas pessoas, mas para a grande maioria não convém. Isso porque tais dietas focam somente no emagrecimento fisiológico, esquecendo do emagrecimento mental, derivado do emocional.

A grande verdade é que tudo pode auxiliar a engordar ou emagrecer, depende basicamente do balanço calórico negativo, como explicado na semana passada. O mais importante é gastar mais calorias do que se consome de maneira saudável e equilibrada, tanto no exercício quanto na dieta, para que não gere efeitos colaterais que façam com que o corpo impeça o emagrecimento, fazendo o metabolismo ficar mais lento.

Mas como emagrecer comendo o que quiser?

Para isso, inicialmente sugiro que você procure um nutricionista que prescreva uma dieta saudável e balanceada, mas que também oriente individualmente a fim de entender suas preferências pessoais, culturais e sociais. O ponto mais importante é ele ensinar a comer. Pois muitas vezes estamos em ambientes que não são possíveis seguir uma dieta à risca, não tendo determinados alimentos que gostaríamos, e você conhecendo as possibilidades alimentares saberá fazer alterações e substituições que irão prejudicar menos a dieta, e auxiliar a perder peso com eficiência.

Mas e o brigadeiro que eu gosto tanto?

continua após a publicidade

Nesse caso existem duas possibilidades. Atualmente existem a comidas fit, que são mais magras que as tradicionais, contendo menos açúcares. Um ponto importante a se observar é que apesar das comidas fit serem mais leves e menos calóricas, ainda assim são calóricas, então cuidado com a quantidade!

Mas eu gosto do bolo de cenoura com cobertura de chocolate da minha mãe! Tenho certeza que você vai falar que esse não pode!

continua após a publicidade

Pode sim! Ou melhor deve! Tem aquele gostinho de infância né!? Equilíbrio é tudo na vida e no emagrecimento. O que engorda é a rotina e não a exceção, o problema é quando as escapadinhas da dieta ocorrem com frequência. Um exemplo são pessoas que se cuidam a semana inteira e saem totalmente da dieta da sexta ao domingo. São 3 dias de uma semana com 7 dias, representando aproximadamente 43% da semana, quase metade, não representando uma exceção.

Segue a dica da semana para emagrecer sem deixar de comer o que você mais gosta. Faça um planejamento prévio por escrito de como será a sua alimentação durante a semana. Separe algumas refeições para você comer o que você mais gosta, deixando também pré-estabelecido a quantidade que você comerá.

Assim, sabendo que terá dias que você comerá os alimentos que você mais gosta, a dieta não se tornará pesada e sim descomplicada de seguir por um tempo mais prolongado, facilitando o emagrecimento que será mais lento, porém mais duradouro e prazeroso.

O emagrecimento deve ser consequência de uma vida leve, saudável e feliz.

Um abração e até a próxima semana.