É possível emagrecer 10kg em 3 meses ou menos? Parte 2

Um dos segredos de quem consegue emagrecer e manter o peso é não parar de fazer exercícios. Foto: Pixabay

Na semana passada eu contei o que fazem as pessoas que emagrecem rápido e mantêm esse peso perdido. Hoje eu quero te contar porque algumas pessoas realmente conseguem resultados rápidos e outras não.

A verdade é que todos querem ter resultados rápidos, mas nem todos estão dispostos a se comprometer a fazer o que é necessário para obter esses resultados.

Para explicar melhor, vou contar a história de um aluno meu que perdeu 11kg em 3 meses. Começa com uma história bem comum. Ele já queria há algum tempo emagrecer, tinha vontade, porém não conseguia iniciar o processo de emagrecimento, faltava aquela energia inicial. A verdade é que ele não se comprometia consigo mesmo e procrastinava, com medo que fosse muito difícil emagrecer.

Ele tinha receio de passar fome e vontade. Quem gosta de passar vontade? Eu não gosto. Ele também acreditava que os exercícios seriam muito difíceis. E quem é que gosta de sair quase morrendo dos exercícios? Não sei você, mas eu também não gosto.

Outro ponto importante é o exemplo de outra aluna minha. Ela não tinha um planejamento bem desenhado do que precisava ser feito para emagrecer. Não tinha nada organizado cronologicamente. Mas ela era dedicada e perseverante, então, mesmo sem conhecimento, comia pouco, passava horas na academia e não perdia nenhum um único quilo. E se escorregasse na dieta ganhava 2 quilos no final de semana.

Isso ocorria pois ela estava presa no ciclo do efeito sanfona, onde o corpo fica em estado de alerta para não morrer sem energia. Nesse estado de alerta o corpo fica no modo econômico de energia e sempre que recebe alimento ele armazena em forma de gordura.

O que eu quero dizer é que os estudos sobre emagrecimento evoluíram muito e se descobriu que o emagrecimento é contraintuitivo. Isso significa que os métodos tradicionais que conhecemos para emagrecer não são as melhoras estratégias para gerar quilos a menos na balança.

Resumindo, o que fazem as pessoas que não conseguem resultados satisfatórios de emagrecimento:

– Procrastinam (esperar para começar), esse é o maior impedimento do emagrecimento.
– Não se comprometem com o emagrecimento.
– Usam métodos pouco eficientes para emagrecer.
– Utilizam dietas restritivas demais.
– Não tem um planejamento, um plano de ação formatado.

Na próxima semana trarei aqui os 5 passos para você emagrecer 10kg ainda esse ano. Um abraço e até a próxima semana.