Como você pode evitar o Efeito Sanfona

Você já sofreu como efeito sanfona? Eu sei como é desmotivante emagrecer e recuperar todo o peso perdido. Foram feitos diversos estudos para descobrir como acontece e como evitar o efeito sanfona. Entenda você também.

Primeiramente precisamos entender como funciona o nosso organismo. A gordura não é um tecido inútil, ela é um importante órgão excretor de hormônios que regulam nosso metabolismo, fome e também serve como reserva de energia e manutenção de calor.

O problema é que o corpo não percebe as gordurinhas a mais que acumulamos. Quando iniciamos um processo de emagrecimento com restrição alimentar o corpo não sabe que você está querendo se desfazer dessa gordura. Ele vê a diminuição de gordura como sacrifício e sofrimento, dessa forma o corpo entra em alerta e inicia um processo de armazenamento de energia, essa é a resposta para manter-se estável e seguro resultando em um metabolismo mais lento.

Então o que fazer?

zanon-ilustra

Primeiro evite o famoso “projeto verão”, (dietas e exercícios com datas para acabar), você até poderá emagrecer, mas quando o seu estilo de vida voltar ao normal, você recuperará o peso e de brinde seu metabolismo estará mais lento.

Também evite regimes restritivos, entenda que a primeira resposta quando você deixa seu corpo sem alimento é aumentar a sua fome e diminuir o seu metabolismo, essa é a resposta do seu corpo por não saber quando vai receber alimentos novamente.

O melhor a fazer é iniciar o emagrecimento como projeto de vida saudável. Um estilo de vida que você poderá sustentar, com uma dieta de alimentos que você goste e sejam saudáveis. Os exercícios físicos também devem fazer parte desse projeto, especialmente os de alta intensidade que irão acelerar o seu metabolismo.

Procure ter uma mentalidade nova, que se adeque com o estilo de vida saudável e feliz, procure novas possibilidades de prazer além dos alimentos. E por último, envolva-se com pessoas que tenham os mesmos objetivos que o seu, assim um poderá ajudar o outro nas horas da adversidades.

Na próxima semana o tema será sobre o treino, cientificamente comprovado em todo o mundo, que é o melhor para emagrecer.

Um Abração e até a próxima semana.