Como se livrar da barriguinha tipo “pochete”?

Constantemente eu escuto: “Zanon como eu faço para perder essa gordura localizada aqui no final da barriga que não me larga?” Isso me lembra a história de uma aluna minha. Ela começou querendo emagrecer, mas não conseguia. Ela vivia no que eu chamo de “ciclo da segunda-feira”. Ela começava a treinar na segunda, mas já parava na quarta, começava a dieta maluca na segunda e no meio da semana estava querendo comer tudo o que via pela frente. O problema não é comer tudo o que aparece na frente, o problema é que não é possível emagrecer assim.

LEIA TAMBÉM: O que é mais importante para emagrecer?

Ela procurou os meus serviços e começamos a trabalhar. Fez a alimentação saudável certinho, sem restrição, perdeu 10kg. Está bom? Não. Sempre que ela vestia alguma roupa mais justa e se olhava no espelho a única coisa que ela via era a barriga dela. Por mais que emagrecesse a barriga continuava a aparecer. Ela se sentia como se tivesse uma bola brilhante chamando a atenção.

Isso é muito comum, entenda porque isso acontece.

Quando emagrecemos, perdemos mais gordura de uma região do que de outras. Isso é definido geneticamente. Por isso muitas pessoas emagrecem e ainda ficam com a barriguinha, ficam com gordura nos culotes incomodando, e ainda existem outras pessoas que continuam com o braço gordinho.

LEIA TAMBÉM: Dá pra perder peso e ganhar massa muscular ao mesmo tempo?

Exatamente nesse momento é que as pessoas cometem um dos maiores erros ao tentar perder gordura localizada e acabam estagnando e desistindo de tudo e recuperando todo o peso novamente. Elas entram no que eu chamo de “ciclo da frustração”, conseguem emagrecer e depois recuperam todo o peso de volta. Umas das causas que levam as pessoas a não conseguir perder a gordura localizada da barriga é que elas falham em se concentrar em exercícios localizados e esquecer do treino principal, que é o mais importante.

Então se você quer perder só a gordura da barriga não perca tempo fazendo abdominais, eles não vão te fazer perder essa gordura. E vão te tirar o foco do que realmente é necessário fazer para perder a barriguinha.

Então o que fazer?

Foto: Shutterstock

Você precisa fazer como as pessoas que conseguiram emagrecer, que eu chamo de “ciclo do sucesso do emagrecimento”. Essas pessoas, mesmo com a barriga incomodando, continuam fazendo o treino principal. Quando o peso estabiliza e ela não consegue mais emagrecer ela muda o treino para mudar o estímulo, e assim continua emagrecendo. Se apenas corriam, elas passam a fazer HIIT, se elas faziam musculação tradicional, elas passam a fazer circuito. Sempre aumentando a intensidade.

LEIA MAIS: Existe gordo saudável?

O segredo é que após o corpo tirar gordura dos outros lugares e sobrar somente a barriga, você só terá a barriga para perder. Então você deve continuar de maneira certa e evoluída o processo de emagrecimento.

Concluindo, o erro está que normalmente as pessoas desistem antes disso. Para você perder a barriguinha será necessário mudar o estímulo do treino e continuar o processo de emagrecimento.