continua após a publicidade

Você sabia que é possível potencializar o emagrecimento através do exercício físico? Muitas pessoas acreditam que a pratica de atividade física é secundário para o emagrecimento e que ele funcionaria apenas para aumentar as calorias gastas no dia a dia. Mas saiba que a melhor forma de aumentar a capacidade de emagrecimento é tornar o seu metabolismo mais queimador e é isso que o exercício físico faz por você.

Para compreender esse processo e tornar o seu metabolismo mais acelerado primeiramente será necessário conhecer o seu VO2 máximo, isso quer dizer que você terá de identificar qual é a capacidade que seu corpo tem de captar o oxigênio através do sistema respiratório, transportar oxigênio através do sistema cardiovascular e metabolizar o oxigênio através dos seus músculos. Esses testes podem ser realizados diretamente por ergoespirometria ou podem ser estimados através de testes indiretos.

Diagnosticar o nível de VO2 máximo permite verificar o risco para doenças cardíacas e metabólicas, o nível de aptidão cardiorrespiratória e consequentemente a sua capacidade de treinamento, dessa maneira um educador físico poderá identificar a intensidade ideal de treino para obter os melhores resultados no emagrecimento.

continua após a publicidade

Para simplificar entenda que quando você pratica exercícios físicos você causa mudanças em seu organismo que além de trazer mais saúde ao seu corpo, ele aumentará a capacidade de captar, transporta e metabolizar o oxigênio. Para o
emagrecimento estas adaptações causarão mudanças tão importantes e significativas que tornarão o organismo mais gastador e com maior capacidade de emagrecimento.

Os testes de VO2 máximo e o conhecimento do funcionamento do corpo são importantes para que se aplique e pratique os exercícios certos na intensidade correta, assim você conseguirá aumentar o consumo máximo de oxigênio e atingir melhores resultados no emagrecimento. Isso significa que não basta sair praticando qualquer atividade física, os exercícios de alta intensidade são os melhores para atingir o emagrecimento e elevar o seu VO2.

continua após a publicidade

Um exemplo prático é um estudo cientifico publicado no Jornal Europeu aplicado a Fisiologia aonde foi comparado o exercício de moderada intensidade e o de alta intensidade, eram executados apenas 20 minutos de treino, 3 vezes por semana. Os resultados mostraram uma maior elevação do VO2 máximo e maior perda de peso nos exercícios de alta intensidade.

Na próxima semana o tema será FORÇA DE VONTADE.

Um Abração e ate a próxima quarta-feira.