Como obter o melhor resultado usando os 4 pilares do emagrecimento

Você já fez dieta, emagreceu e depois engordou tudo de volta? Você já ficou horas fazendo exercício e não perdeu nenhum único quilo na balança? Você já usou o máximo da sua força de vontade, estava motivado e focado e no final não conseguiu emagrecer?

Sabe porque isso acontece? Não adianta você usar os quatro pilares do emagrecimento – Alimentação, Exercícios, Mente e Ambiente – de forma isolada. É preciso usá-los em conjunto. Em resumo, na alimentação deve-se comer menos calorias do que se gasta (balanço calórico negativo). Sobre o exercício, o mais eficaz é fazê-lo de alta intensidade para deixar o seu metabolismo mais rápido. A sua mente deve ser monitorada, observando suas atitudes, estabelecendo hábitos novos e sendo auto responsável. Os ambientes que você convive devem estar cercados de pessoas que possuam os mesmos objetivos que os seus.

O difícil é conectar essas partes de maneira eficiente para alcançar o emagrecimento, mas é a união delas é que faz com que se consiga emagrecer de forma leve saudável e feliz.

Para conectar a alimentação com a mentalidade, a sua dieta deve conter alimentos que contenha suas preferências pessoais. Dessa maneira a mudança não será estressante para o seu cérebro. Para conectar a alimentação com a comunidade, a sua dieta deve estar dentro dos seus hábitos culturais e não dificultar a sua socialização. Procure sempre, no entanto, o balanço calórico negativo. O cérebro não suporta mudanças radicais, pois elas são muito estressantes. Então a mudança deve ser gradual. Você deve mudar os alimentos e as quantidades aos poucos, para que o cérebro se acostume.

O exercício deve progredir aos poucos em intensidade e quantidade, de maneira a adaptar, gostar e desafiar o corpo para gerar mais conforto ao cérebro e gerar os melhores resultados de emagrecimento. O exercício físico funcionará como um hábito angular e ajudará nas mudanças de atitudes, facilitando o trabalho do cérebro. Ao iniciar um exercício físico você começa a se alimentar melhor, dormir melhor, se tornar mais produtivo, gerando um ciclo virtuoso saudável.

O exercício também pode te inserir em uma comunidade com os mesmos objetivos que os seus. Por exemplo, um grupo de corrida ou a própria academia, você encontra pessoas com hábitos saudáveis comuns, que acabam te influenciando a melhorar cada vez mais. A comunidade é quem vai cuidar de você nas horas difíceis e comemorar com você nas pequenas vitórias. Se você não tem amigos saudáveis, não precisa se distanciar deles. Mas você pode se conectar com novos amigos e eles te conectarão com os outros 3 pilares.

Esteja disposto e faça acontecer. Procure conectar os 4 pilares do emagrecimento – alimentação saudável, exercício físico, mentalidade magra e a comunidade de apoio – que juntos eles farão do emagrecimento uma tarefa mais fácil e feliz. Um abração e até a próxima semana.