Como funciona o processo de emagrecimento

É comum escutarmos que o processo de emagrecimento consiste em comer menos e se exercitar com uma caminhada que o peso irá baixar como em uma fórmula matemática, porém na prática é bem diferente.

O nosso corpo é um sistema complexo que possui diversas variáveis que regulam o nosso metabolismo, isso quer dizer que ele nunca gasta uma mesma quantidade calórica todos os dias, mesmo que suas atividades e alimentação estejam iguais.

Fatores como a quantidade e qualidade de sono, estresse, alimentação, tipo de atividade física praticada, ciclo menstrual, e outros fatores ambientais estão associados a mudanças no nosso metabolismo.

Com todas essas variáveis que aceleram e retardam nosso metabolismo é muito natural que no processo de emagrecimento o peso oscile para cima e para baixo. Você notará que ao se pesar semanalmente o seu peso tenderá a baixar, mas não em linha reta, ele oscilará entre altos e baixos.

É importante ter conhecimento dessa oscilação para que em um momento de alta no peso você se mantenha firme em suas atividades e alimentação. É comum encontrar pessoas que desistem do processo de emagrecimento nesse momento de aumento de peso, mas saiba que isso não significa uma derrota e sim uma parte do processo.

Outra informação importante é saber que quanto mais próximo você está do seu peso ideal mais difícil é emagrecer, isso ocorre devido a um mecanismo de defesa do corpo para manter seu estoque de energia. Ou seja, se no início você perdia 2 kg em uma semana, quando você estiver próximo do peso meta você perderá 500 gramas ou talvez nem perca nada em uma semana, por exemplo.

Como fator primordial conheça o processo que está passando, assim sua mente ficará mais relaxada e o emagrecimento ocorrerá de forma mais natural. Busque o máximo de conhecimento em fontes confiáveis, e assim você saberá o que fazer em todo o processo de emagrecimento.

Lembrando que estou aqui para te auxiliar, então qualquer dúvida deixe seu comentário ou me mande um e-mail. Terei prazer em responder todos e abordar temas que te ajude.

Na próxima semana falarei como evitar o efeito sanfona.

Um abração e até a próxima semana.