Como combater os pensamentos automáticos que travam o emagrecimento?

Pixabay

Você já fez de tudo para emagrecer e não conseguiu? A culpa não é do seu corpo. A culpa é dos seus pensamentos e parece ser complicado combate-los. Entretanto, se você souber reconhecer quais são eles, o processo de emagrecimento se tornará mais simples.

Se você realmente quer, deseja ou precisa emagrecer, você precisa procurar os motivos que não te deixam emagrecer. Ciente disso, procurar alternativas para fazer diferente, pois os pensamentos automáticos te levam a não iniciar ou a não ter consistência plena no processo de emagrecimento. Sem consistência não adiantará você fazer dieta ou exercício. E mais: o grande segredo do emagrecimento definitivo é a consistência. Sem a consistência você acabará ganhando sempre mais peso do que quando iniciou o emagrecimento. E para ter consistência é necessário mudar esses pensamentos.

A parte ruim é que esses pensamentos são automáticos, estão instalados no nosso subconsciente e foram implantados em algum momento de nossas vidas. Eles são tão repetitivos que se tornam verdadeiros e também podem ser chamados de crenças.

Eles se formam assim: os fatos geram pensamentos, os pensamentos geram sentimentos, os sentimentos geram ações, as ações geram consequências, essas consequências são fatos e esses fatos iniciam um novo ciclo. Isso gera um padrão de pensamento, que gera uma formatação de crenças. Crença é todo pensamento que você não questiona, apenas repete como se fosse uma verdade imutável para você.

Normalmente, a maioria das pessoas que querem emagrecer já tentaram emagrecer mais de uma vez. Já sofreram com dietas restritas desnecessárias, com exercícios extenuantes mal aplicados e não conseguiram os resultados desejados. Isso formatou a crença de que é impossível fazer dieta, exercício e emagrecer.

Seguem mais alguns exemplos desses pensamentos automáticos:

  • Eu não consigo emagrecer;
  • Eu não consigo fazer dieta ou exercício;
  • Eu não posso passar fome;
  • Fazer exercício é chato;
  • Emagrecer é sinônimo de sofrimento;
  • Meu metabolismo é lento;
  • Eu sou ansioso;
  • Tem que malhar muito para emagrecer

Então o que fazer?

Primeiro: pare para perceber esses pensamentos, toda a sua forma de pensar sobre o emagrecimento.

Segundo: duvide dos seus próprios pensamentos. Analise e pergunte para você mesmo o porquê desses pensamentos. Quando eles se originaram na sua vida.

Terceiro: procure por exemplos de pessoas que em mesma circunstancias que você que conseguiram emagrecer, fazendo exercício e dieta.

Aqui está de forma simplificada, mas o meu objetivo maior é te alertar sobre isso. Nem tudo o que você pensa sobre você mesmo é realmente verdade. Procure ir mais fundo no emagrecimento, além do exercício ou dieta. E não se esqueça dos 4 pilares do emagrecimento: alimentação, exercício, mentalidade e comunidade de apoio.

Um abração e até semana que vem.