Emagreça com saúde!

As três barreiras que te impedem de perder barriga após os 40 anos

Barreiras que atrapalham quem quer perder barriga depois dos 40 anos
Imagem: Reprodução

Você percebeu que depois dos 40 anos a barriga começa aumentar em proporção maior de que antes, e que você se esforça para ela sumir, mas não consegue diminui-la? Hoje te contarei por que a barriga aumenta depois dos 40, por que você não consegue eliminá-la e o que fazer para que você realmente possa dar o fim na barriga depois dos 40 anos.

A barriga aumenta depois dos 40 anos porque entramos em um processo de declínio fisiológico levado pelo envelhecimento. Isso ocorre porque nosso corpo diminui a produção de hormônios como o estrogênio e a testosterona, além do metabolismo se tornar cada vez mais lento.

Com menor quantidade de estrogênio no corpo da mulher, a gordura começa a ser enviada prioritariamente para a barriga em relação as outras partes do corpo. E com o metabolismo mais lento, mesmo comendo pouco, você não consegue equilibrar o consumo calórico para emagrecer.

A maioria das pessoas tenta e não consegue eliminar a barriga depois dos 40 anos por três motivos:

1- Exercícios abdominais

Fazer exercícios abdominais para eliminar a barriga. Segundo um estudo americano (Vispute, 2011), o abdominal fortalece o músculo do abdômen, mas não é capaz de te fazer perder barriga, nem um único centímetro, nem um único quilo. O abdominal trabalha o músculo do abdômen e a barriga é gordura. O abdominal não trabalha a gordura que está na frente ou atrás do músculo do abdômen (veja na imagem para entender melhor).

VEJA TAMBÉM: Qual é o melhor exercício de abdominal para quem tem mais de 40 anos?

2- Dieta

Insistir em dietas excessivamente restritivas, que fazem o metabolismo ficar ainda mais lento. Dietas excessivamente restritivas fazem o corpo entrar em um estado de alerta levada pela falta de energia e nutrientes. Parar de comer não te fará emagrecer, eliminar gordura ou a barriga.

CONFIRA TAMBÉM: Qual é a melhor dieta para quem quer emagrecer depois dos 40 anos?

3- Caminhada

Fazer caminhadas e corridas ou exercícios leves para perder a barriga. Segundo um estudo australiano (Trapp, 2008), aplicado em 45 mulheres, quem fez os treinos leves como a caminhada teve os mesmos resultados de emagrecimento que quem não treinou. As voluntárias não perderam nada de peso e gordura, enquanto quem fez os treinos em alta intensidade emagreceu até 2,5kg. Isso significa que para emagrecer o treino precisa de intensidade. Treinos como os que eu trago no meu Instagram para eliminar a barriga e emagrecer depois dos 40 anos.

Posso afirmar que para diminuir e até eliminar a barriga depois dos 40 anos você precisa combinar uma dieta equilibrada, sem loucuras, gastando mais calorias do que você consome, junto com treinos em alta intensidade para acelerar o seu metabolismo e assim queimar mais gordura durante o dia todo.

Se você deseja treinar em casa para eliminar a gordura, então substitua a caminhada e os exercícios abdominais por exercícios como polichinelo, agachamento, burpee, afundo, flexão de braço, fazendo estes de forma intensa e organizado.

Lembrando que a barriga é gordura, e você precisa perder gordura para eliminar a barriga. Então, depois dos 40 a melhor forma de acabar com a barriga é fazendo exercícios em alta intensidade, que trabalhem todos os músculos do corpo. Como esses exercícios acima, eles trabalharão todo o seu corpo, acelerando o seu metabolismo e potencializarão a queima de gordura do corpo todo e principalmente da região da barriga.

LEIA TAMBÉM: Fazer sexo ajuda a emagrecer?

Pra concluir, você pode diminuir, e muito, sua barriga depois dos 40. Contudo, mas você precisa das estratégias certas, na intensidade certa e de forma organizada.

Qualquer dúvida que você tenha em relação a emagrecimento depois dos 40, entre em contato comigo me conte a sua história. Me traga a sua dúvida para que eu possa trazer aqui como tema para você.

Um abração e até a próxima.

Referencia:
S Vispute, Sachin & D Smith, John & LeCheminant, James & Hurley, Kimberly. (2011). The Effect of Abdominal Exercise on Abdominal Fat. Journal of strength and conditioning research / National Strength & Conditioning Association. 25. 2559-64. 10.1519/JSC.0b013e3181fb4a46.

Trapp, Ethlyn & Chisholm, D.J. & Freund, Judith & Boutcher, Steve. (2008). The effects of high-intensity intermittent exercise training on fat loss and fasting insulin levels of young women. International journal of obesity (2005). 32. 684-91. 10.1038/sj.ijo.0803781.