Vamos falar sobre artrite reumatoide

“Eu tenho uma doença que não tem cura, que é artrite reumatoide, autoimune. Mas que sacanagem o corpo fez. Se é autoimune, o corpo fez. Se o corpo fez, como é que não desfaz? Ainda não descobriram”. O relato é da atriz Betty Faria e nos aproxima da realidade vivida por quem sofre de artrite reumatoide.

Uma doença autoimune é aquela que faz com que o sistema imunológico do corpo ataque as células saudáveis por engano, pois entende que elas são estranhas. Um pouco complicado compreender na prática esse mal entendido das células, mas o reflexo disso se resume em dores fortíssimas, especialmente nas pessoas que sofrem de artrite reumatoide. A doença é caracterizada por inflamações nas articulações, começando com uma simples dor, que pode evoluir para lesões piores como deformidades e incapacidade de funções.

Reflita!

Pensando em saúde, proponho uma reflexão sobre acordar e levantar sem dores.  É tão simples, não é mesmo? Para quem sofre de artrite reumatoide, é um dos desejos diários. A enfermidade atinge de jovens a idosos e a maior incidência é em mulheres, por causa do hormônio feminino chamado estrogênio, o qual pode alterar o sistema imunológico.

Por mais que uma doença não tenha cura, é importante que ela seja controlada e não somente remediada quando as dores se tornam insuportáveis. Essa percepção é importante, pois muita gente que sofre de artrite reumatoide só utiliza a medicação em momentos de crise. Se os remédios forem tomados corretamente, vão equilibrar o sistema imunológico, eliminando os sintomas desagradáveis e evitando as complicações da doença. O mais interessante é que cabe ao governo a distribuição de remédios como os indicados para artrite reumatoide, e é sobre isso que eu vou falar semana que vem.

Dúvidas e sugestões podem encaminhar e-mail para contato@maismarias.com