Tive filho e meu desejo sexual diminuiu. E agora?

Mais comum do que se pensa, essa pergunta está sempre presente no meu consultório. Vários fatores podem levar a mulher a perder a libido no período após o nascimento de um filho, seja ele científico ou emocional. Cientificamente falando, no período pós-parto e, principalmente com a amamentação, há mudanças hormonais no seu corpo, como a diminuição de testosterona, responsável pelo desejo sexual, tanto em mulheres, quanto nos homens.

Essa situação pode ser conversada no consultório, detectada pelo seu médico e equilibrada. Porém a mudança hormonal é apenas uma parte da situação. Vale lembrar que conceber um filho e todas as responsabilidades decorrentes disso faz você ficar 100% focada em suprir as necessidades de seu bebê. Não só você, mas o seu parceiro também. Então o lado emocional aqui deve ser bem trabalhado. Não é fácil ser mãe e esposa. Bem por isso essa situação não deve pesar apenas de um lado e a conversa entre o casal é o melhor caminho.

Aconselho que após os 40 dias de recuperação pós-parto sem relação sexual, o casal procure a estimular um ao outro, tentando relembrar o que antes dava prazer aos dois. Mesmo com toda a responsabilidade de se ter um filho, não se deve deixar esfriar essa intimidade entre o casal. Tudo não passa de uma reconquista, que deve ser feita com amor e cumplicidade entre os dois. Porém se o diálogo não estiver adiantando, consultar um profissional especializado em sexualidade também é uma boa opção.

Ficou com dúvida?

Escreva para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br