Saúde todo dia: Previna-se da cistite

No Dia Internacional da Mulher trago um alerta sobre uma doença que atinge o público feminino com muita freqüência, acometendo cerca de 35% das mulheres em algum momento da vida. É a cistite, uma inflamação na bexiga, que muitas vezes é confundida com infecção urinária. Além disso, é geralmente tratada com automedicação da paciente, com antibióticos e remédios que mudam a coloração da urina, prática que é muito perigosa.

Existem várias situações propícias para a cistite se desencadear no corpo da mulher. A ocasionada por uma inflamação da bexiga pode ocorrer após a relação sexual. Nesse caso, o órgão genital feminino fica mais vulnerável e as bactérias se multiplicam. No caso da cistite infecciosa, se caracteriza pela presença das bactérias na própria bexiga.

Mas o sintomas são muito semelhantes entre e para muitas mulheres é resolvido com um antibiótico qualquer que sobrou de uma ocasião anterior. Por favor, não façam isso, pois o diagnostico de determinado desconforto para urinar pode ser cistite, uretrite, vaginite ou outra enfermidade. Portanto é importantíssimo que um médico seja consultado, para realização de exames e tratamento adequado.

Nesta data vamos refletir na importância de redobrar a atenção à saúde. Não tentem resolver o problema de qualquer forma, pois o cuidado com a saúde é o maior presente que podemos dar a nós mesmas. Deixo algumas dicas para prevenir a cistite e desejo uma boa semana a todas!

– Tomar 2 litros de líquido diariamente (considerando água, suco e chá)
– Não segurar o xixi, que acaba expondo a uretra às bactérias
– Ventilar a região genital, evitando o uso de calças muito apertadas, que esquentam a região
– Usar sabonete líquido íntimo para limpeza da parte externa da região genital
– Urinar após as relações sexuais, pois o xixi limpa as bactérias presentes no canal
– Ao se enxugar após urinar, realizar a limpeza de frente para trás.