Quantas vezes devo ir ao ginecologista?

Muitas mulheres não sabem a frequência que devem visitar o seu ginecologista. Claro que cada caso é um caso, mas de forma geral a consulta ao ginecologista deve ser feita em caráter essencialmente preventivo. Bem por isso, para que os exames de rotina sejam feitos, é necessário que o ginecologista seja priorizado ao menos uma vez ao ano.

Essa consulta anual serve para diagnóstico precoce de doenças ou alterações que muitas vezes levariam anos para que os sintomas aparecessem. Um exemplo claro dessa situação é o HPV (Papiloma Vírus Humano), que pode causar câncer de colo de útero e que só aparece em exames no ginecologista, sem sintomas aparentes. O exame preventivo anual consegue detectar várias doenças em fase inicial o que dá a chance de tratá-las sem maiores consequências.

Além da consulta anual, os retornos são determinados considerando vários fatores, como doenças em tratamento, faixa etária, se tem ou não vida sexual ativa, se usa medicamentos principalmente os hormonais etc.

Jovens sem vida sexual ativa também devem visitar o ginecologista uma vez ao ano, não só para exames físicos, mas também, para receber orientação sobre sexualidade. Essas visitas são parte muito importante no processo de prevenção, tanto às DSTs, quanto à gravidez precoce. É fundamental o incentivo dos pais nessa iniciação.

Recomendo que você esteja sempre alinhada com seu ginecologista de acordo com sua saúde e necessidades. Ele saberá orientar da melhor maneira. E reforço, nunca tenha medo de perguntar e se informar, um detalhe pode fazer toda a diferença.