Novidade na prateleira

Olá, seja bem-vindo. Este é um novo espaço do Paraná Online aberto para falar dos assuntos que deixam muitas pessoas com dúvidas e uma pulga atrás da orelha: sexualidade, comportamento e saúde. Além de ficar sabendo o que acontece, você poderá conferir informações úteis e tirar suas dúvidas. O papo é sobre elas, mas o interesse é de todos. Divirta-se, informe-se e viaje pelo mundo delas.

E para começar, nada melhor do que falar de novidade. Em breve teremos algo novo nas prateleiras das farmácias quando se fala em métodos contraceptivos: o gel anticoncepcional. Ainda em fase de pesquisa, ele tem se mostrado muito eficiente e um contraceptivo ideal para mulheres que não se adaptam à pílula.

Por enquanto, os testes têm obtido sucesso. Nenhuma mulher teria engravidado ou apresentado algum tipo de rejeição ao material. Ele é aplicado diariamente sobre a pele (apenas 3 mg), é absorvido rapidamente e não deixa resíduo. Pode ser utilizado no abdômen, nas coxas, nos braços ou nos ombros.

Outra novidade é que ele pode ser usado por mulheres que estão amamentando, que em geral, não tomam pílulas para não interferir na produção de leite. E para as que se preocupam com efeitos colaterais, os médicos informam que, por enquanto, o gel não demonstrou provocar nenhum, como ganho de peso ou náusea, por exemplo.

O gel contraceptivo funciona de maneira semelhante ao adesivo contraceptivo, liberando doses dos hormônios de estrogênio e progesterona por meio da pele, o que impede que os ovários liberem um óvulo a cada mês.

A única notícia ruim é que infelizmente ainda não há previsão de quando o gel vai ser comercializado. Quando tivermos uma previsão, informamos você.

Ficou com dúvida ou quer sugerir algum tema? Escreva para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br