No Carnaval, use camisinha e aproveite a festa!

Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Priorizar a saúde antes, durante e depois do carnaval é a recomendação para os próximos dias de folia. Vamos colocar em prática já, as campanhas e medidas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis(DSTs), que as vezes só são lembradas quando chega a ressaca de carnaval.

O clima fica quente, o abuso do álcool acontece naturalmente e o momento de alegria, é também de descuido. O resultado disso  pode ser até mesmo uma gravidez indesejada. HPV, herpes, sífilis, gonorreia e clamídia são  doenças  consideradas comuns pós-carnaval, as quais podem variar dependendo da gravidade de cada enfermidade.

Qualquer lesão ou aspecto anormal na região genital são sintomas sugestivos de alguma DST. Na ocorrência de coceira, ferida ou bolhas é interessante consultar um médico para que seja realizado o diagnóstico correto. Mas reforço aqui a conscientização do uso do preservativo, pois  existem doenças que demoram para se manifestar como o HPV, uma sigla inglesa para o “Papiloma vírus humano”, por exemplo.

É a principal causa de câncer de colo de útero e é transmitida, em 98% dos casos, através de relações sexuais. É uma doença  silenciosa e muitas vezes a pessoa não percebe que está infectada. Sem esquecer do HIV/Aids, que teve crescimento de 85% nos últimos 10 anos, entre os jovens de 15 a 24 anos. A informalidade da festa popular permite exageros que encharcam a sede de diversão e podem impactar para o resto da vida, caso ocorra gravidez.

A dica que todo mundo conhece e deve se conscientizar é que o uso de preservativo é a estratégia fundamental para evitar doenças. Neste ano, o Ministério da Saúde anunciou que até o início do carnaval, serão distribuídos 77 milhões de camisinhas nos postos de saúde e unidades móveis de todo país como forma de prevenção às DSTs; especialmente o HIV/AIDS, que enfrenta uma epidemia de casos, com 40 mil novos infectados por ano. O slogan deste ano é: ”No Carnaval, use camisinha e viva essa grande festa!”. Então…aproveitem e até semana que vem!