Não fuja da mamografia!

Uma boa notícia! Fazer exames para prevenir o câncer de mama está se tornando rotina entre as brasileiras. Apesar de ser um crescimento lento, o número de mulheres adultas – com idade entre 50 e 69 anos – que realizou pelo menos uma mamografia nos últimos dois anos subiu de 71,2% para 73,3% (em cinco anos), segundo o Ministério da Saúde.

O dado é animador, já que a mamografia é um dos métodos mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama. Recomenda-se que as mulheres com mais de 40 anos façam um mamograma por ano.

Uma mamografia é uma imagem radiográfica das mamas, feita através de raios X. Quando combinadas com novas opções de tratamento, as mamografias de detecção podem aumentar significativamente as chances de uma mulher sobreviver à doença.

Infelizmente, muitas mulheres não se submetem a mamografias rotineiras por considerar o procedimento doloroso. De fato, é um exame desconfortável, mesmo os mais modernos, mas é totalmente tolerável. A compressão da mama no exame, que causa desconforto, é necessária porque permite uma melhor qualidade das imagens. Para tentar aliviar, a mulher tem que tentar relaxar e não ficar muito tensa. Outra dica é não fazer o exame nos dias que antecedem a menstruação, mas sempre uma semana depois.

Outro erro comum é achar que, por fazer o autoexame regularmente e nunca ter identificado um nódulo, ou não apresentar qualquer sintoma, não é necessário realizar a mamografia todos os anos. Isso não tem o menor fundamento. O câncer de mama não dói e a mulher só sente o nódulo quando ele já está grande.

Portanto, não fuja da mamografia!