Você alguma vez já se fez esta pergunta? Hoje queria levantar esta questão com vocês, de mulheres que têm pensamento machista.

continua após a publicidade

Na última semana, foi divulgada uma pesquisa pelo Datafolha que mostrou que um em cada três brasileiros acham que a culpa do estupro é da vítima. Por mais terrível que isso pareça, duas afirmações – utilizadas na pesquisa e que também passarei abaixo para vocês – simplificam essa percepção:

– “Mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”.
– “A mulher que usa roupa provocativa não pode reclamar se for estuprada”.

Você concorda com alguma dessas afirmações? Se respondeu que sim, então você faz parte da estatística que culpa a vítima pelo estupro. Veja, a ideia aqui é repensarmos o nosso modo de pensar.

continua após a publicidade

Esse discurso foi imposto culturalmente na sociedade brasileira por muitos e muitos anos. Hoje essas pesquisas e o movimento de alerta que estamos vendo contra a cultura do estupro é para que essa ideia caia por terra. Não importa como a mulher esteja se comportando ou se vestindo. Se bebeu todas ou está de saia curta e blusa decotada. Se ela não quiser ser tocada, não deve ser tocada. Não é não!

Não há motivos que justifiquem a violência. Ninguém tem direito de abusar de ninguém. Se concordamos com as frases acima, concordamos que a outra pessoa tem direito de fazer o que quiser com a mulher se assim desejar.

continua após a publicidade

Nós mulheres também fomos criadas em um país culturalmente machista e por este motivo é que pesquisas como esta do Datafolha mostram tantas mulheres com pensamento contra a própria mulher.

Repense a sua atitude e passe para frente esta ideia. Nós mulheres temos que nos unir contra a violência de gênero.

Um abraço e até a próxima semana!