Mexa-se para aliviar a TPM!

Irritação, mau-humor, tristeza, seios doloridos, inchaço, fome, ansiedade e nervosismo. Esses sintomas são muito comuns a muitas mulheres nos dias que antecedem a menstruação e caracteriza a tensão pré-menstrual, a conhecida: TPM. Isso acontece porque nesse período há alteração do nível de três hormônios no nosso corpo: estrógeno, progesterona e testosterona, e os efeitos podem ser muito intensos em algumas e mais leves em outras. Depende de cada organismo.

Se você se incomoda na época da sua TPM, há hoje em dia algumas soluções que aliviam esses sintomas. O mais comum é o controle do ciclo por meio de hormônio, no caso, a pílula anticoncepcional, que não serve apenas para evitar a gravidez, é usada também para esse fim, controlando sintomas da TPM, bem como as terríveis cólicas e outros tratamentos.

Agora, se você é do tipo que prefere deixar o ciclo natural do seu corpo agir mesmo sofrendo com as consequências da TPM, há um método natural e eficaz para aliviar esse período tão complicado para muitas mulheres: o exercício físico. A endorfina produzida pelo corpo na prática de esporte e atividade física causa bem-estar e ajuda a controlar o humor, dá sensação de relaxamento o que contribui para diminuir a ansiedade.

Além disso, movimentar-se estimula a circulação do sangue o que faz diminuir o inchaço causado pela retenção de líquido. Há também benefícios quanto às cólicas que apresentam diminuição na sua intensidade após a prática de atividade física. Vale consultar o professor da academia nesse período para que ele passe exercícios específicos de acordo com o sintoma que afeta mais, por exemplo, no caso das cólicas, exercícios que mexam com a região pélvica; no caso de inchaço, exercícios aeróbicos que estimulem a circulação sanguínea e a liberação de endorfina.

Não podemos esquecer também da nossa alimentação durante esse período. Procure ingerir alimentos leves, bastante frutas e verduras, carnes brancas e produtos integrais. Frituras, carboidratos em excesso e alimentos estimulantes guaraná, café, chocolate ajudam na retenção de líquido e aumentam a sensação de irritabilidade, nervosismo e ansiedade.

Mexa-se que isso trará muitos benefícios à sua saúde!