Ingerir bebida alcoólica interfere na eficácia da pílula?

Dentre as perguntas que mais ouço no consultório, esta essa: se o consumo de bebidas alcoólicas interfere na eficácia da pílula anticoncepcional. Existe uma grande confusão em torno do assunto, mas tudo não passa de um mito. O consumo de bebidas alcoólicas com moderação não interfere no funcionamento da pílula anticoncepcional.

Para garantir a sua eficácia, é muito mais importante que se você tome os comprimidos todos os dias sem falhas, nem esquecimentos, de preferência no mesmo horário, independente do que vai beber no dia.

A bebida só vai interferir na eficácia da sua pílula, caso a usuária faça uso abusivo do álcool a ponto de passar mal e regurgitar menos de duas horas depois de tomar o anticoncepcional. Mas daí essa é uma situação que vai tirar o efeito de qualquer remédio que a pessoa tenha tomado, não é uma reação exclusiva do uso associado de álcool e pílula.

Sendo assim, caso a usuária venha utilizando corretamente a pílula (sem esquecimento), não há motivo para preocupação. Entretanto, deve-se abrir o olho para estudos que estão considerando que o consumo de bebida alcoólica associado ao uso do anticoncepcional oral pode levar a um aumento da pressão arterial. Porém, isso ainda são estudos.

O certo é que tendo consciência e fazendo o uso correto da pílula a mulher estará quase que 100% protegida dos riscos de gravidez.

Ficou com dúvida?

Escreva para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br