HPV: de olho neles!

Um estudo norte-americano revelou que os homens possuem mais manifestações do HPV (Papilomavirus humano) nas regiões orais. Isso mesmo, o HPV e a maioria das DST’s (doenças sexualmente transmissíveis), pode ser transmitido também pelo sexo oral e pode levar ao desenvolvimento de um câncer.

A pesquisa mostrou que 7% da população norte-americana têm HPV oral. A quantidade de contaminados é maior entre os homens, com uma taxa de 10% enquanto a incidência entre mulheres é de 3%. Isso também explicou a grande quantidade de câncer na região da cabeça e do pescoço ligada ao HPV.

Ainda segundo os pesquisadores, a incidência desses tipos de câncer deve superar os casos de câncer de colo de útero em 2020. O HPV oral se mostrou mais freqüente entre pessoas idosas, em parceiros sexuais recentes e entre fumantes, também em pessoas que bebem muito álcool e usuários atuais ou antigos de maconha.

Vale lembrar que já existe a vacina contra o HPV e deve ser tomado por todos, meninos e meninas já a partir dos 9 anos, como prevenção ao câncer causado pelo HPV. E reforço aqui como sempre que o melhor remédio é o uso de camisinha tanto no sexo tradicional, quanto no oral! Fique esperta!