Gravidez após os 35 anos

Cada vez mais nos dias de hoje se fala de gravidez de risco. Isso porque no mundo atual mudou-se a configuração da maternidade e muitas mulheres estão tendo filhos depois dos 35 anos, seja por opção ou por motivos profissionais. A questão é que por mais que a medicina esteja evoluindo e permitindo que essas mulheres tenham seus filhos saudáveis, a gravidez depois dos 35 ainda é considerada de alto risco.

Mesmo com todos os cuidados, a mulher aos 35 anos não deixa de ter os problemas próprios da idade, sejam eles genéticos ou até mesmo doenças que já possuíam ao longo da vida que podem retornar. A tecnologia não tira os riscos da faixa etária. É sempre necessário que, se há a intenção de engravidar com 35 anos ou mais, se faça todos os exames para verificar se o corpo está adequado para receber uma gestação.

Eu não desaconselho engravidar na idade de risco, bem porque já temos recursos na medicina que podem acompanhar essa gestação de maneira segura, porém, o sucesso da gravidez depende de mulher para mulher. Vale ressaltar que mulheres com hábitos saudáveis têm mais chances de ter uma gestação mais saudável, independente da idade.