Os momentos de alegria ou de tristeza podem ser marcantes, e por esse motivo, difíceis de serem esquecidos ou superados.

continua após a publicidade

A pessoa sofre e fica presa ao passado quando:

1 – não consegue aceitar que determinada época não voltará mais. Pode ser difícil se despedir de momentos importantes, de boas lembranças, porque a pessoa:

*Tinha menos responsabilidades e poucas preocupações

*Maior convivência com aqueles que amava ou considerava bons amigos

*Namoro inocente

*Sentia que tinha sucesso

2 – não consegue lidar com as dores emocionais. Recordações ruins deixam feridas, difíceis de enfrentar e cicatrizar, por exemplo, quando a pessoa:

*Era mais pressionada ou agredida (de alguma forma)

*Sentia-se rejeitada

*Sentiu decepção ou abandono

*Teve problemas financeiros

A pessoa pode ficar acorrentada a quem ela era e ao que viveu naquela época, deixando de seguir em frente e enxergar quem ela é e o que precisa viver hoje. Ela fica apegada a uma idade que já não possui, aos medos que não fazem mais parte do seu dia a dia.

É importante se despedir do passado, guardando na memória coisas boas, motivadoras, experiências que ensinaram e fortaleceram. É necessário fazer amizade consigo mesmo, com aquele “eu do passado” e com o “eu do presente”.

Reflita:

*Tenho medo de olhar para aquele tempo? Por quê? O que era bom e o que era ruim?

*Tento esquecer quem eu fui naquela época? Ou tento ser exatamente o mesmo? Quem eu era? Quais eram minhas qualidades e quais eram os meus defeitos?

*Tenho medo que algo do meu passado me condene? Ou tenho medo de não ser mais feliz como eu era naquela época?

*Estou satisfeito com a minha vida hoje? O que é preciso para me sentir interessado pela minha vida de hoje?

Quando a pessoa fizer as pazes com o seu “eu do passado”, perceberá maior controle sobre si. Assim, entenderá que aquela época não tem tanto poder ou controle sobre ela, como imaginava. Ou então que aquele momento teve o seu brilho, mas também tinha suas tristezas e dificuldades.

Quando a pessoa não consegue se despedir, superar ou enfrentar o seu passado, é indicado acompanhamento com psicólogo.

continua após a publicidade