Supere a dor da saudade

A saudade é um sentimento comum, todos sentem. Cada pessoa sentirá de uma forma, sendo influenciada por sua lembrança e estrutura emocional.

Muitas vezes a pessoa tem saudade não só do outro, mas do que ela era ao lado do outro (sentia completa, mais confiante, segura…). Mas estar longe do outro dá a oportunidade para se reconstruir, reafirmar sua personalidade, refletir sobre quem eu sou e aquilo que eu quero.

É comum idealizar um passado que talvez nem existiu. A maturidade emocional e o grau do autoconhecimento vão influenciar a forma que a pessoa conduz sua saudade:

Positiva

– a pessoa se lembra dos bons momentos, fortalecendo-se emocionalmente e se motivando para novos desafios e conquistas.

Negativa

– fica presa ao passado, paralisada, não conseguindo viver o presente, ficando sem objetivos. Acredita que não conseguirá ser feliz como era no passado. Esta percepção prejudica sua vida social e profissional.

A forma que a pessoa encara a saudade tem relação com a forma que ela lida com perda e com a ausência dos outros. As perdas fazem parte da vida, todos precisam aprender a lidar com isso. Alguns têm mais dificuldades em se adaptar e aceitar a nova realidade e rotina, a lidar com a própria solidão e carência (principalmente os que têm baixa autoestima, insegurança, sensação de ser rejeitado, carentes).

Alguns falam sinto saudade de coisas que nem vivi. Essa sensação é gerada quando a pessoa cria expectativas sobre o seu futuro: de quanto ela ganharia no trabalho, de como seria seus relacionamentos e sua vida. A frustração de não realizar os desejos, de a vida não estar da forma que imaginou. Expectativa frustrada sobre a própria vida, pois não saiu do jeito que gostaria.

É natural ficar triste em alguns momentos, mas quando a pessoa tem choro frequente, sentindo-se isolada e frustrada, deixando de realizar atividades prazerosas, é necessário o acompanhamento psicológico.

Saudade negativa pode ser sinal de que algo está mal resolvido (emoções, passado). Por isso é importante refletir qual o real significado da sua saudade.

Dicas para lidar/superar a saudade

– Reinventar-se, reconhecer-se nessa nova fase da vida. Voltar a ser feliz, escrevendo novo capítulo de sua vida
– Valorizar-se, reconhecendo o seu potencial ou habilidade
– Encarar feridas emocionais e os próprios sentimentos
– Buscar fontes de prazer de forma saudável, ética e plena
– Criar novos desejos e metas para o futuro
– Cultivar relações (amigos, namorados / casados, família) com qualidade

O segredo é aprender e conviver com a saudade.